Total de visualizações de página

STJD rejeita liminar ao Botafogo para liberar Jobson e deve consultar a Fifa

Clube havia solicitado ofício à entidade para descaracterizar suspensão na Arábia Saudita, mas atacante viaja com a delegação na expectativa de pegar o Corinthians

Por Rio de Janeiro
Treino do Botafogo, Jobson (Foto: Vitor Silva / SSPress)Jobson terá de seguir treinando sem chance de entrar em campo para ajudar o Bota (Foto: Vitor Silva / SSPress)

A expectativa de ter Jobson vai perdurar por mais algum tempo no Botafogo. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva negou na noite desta quinta-feira a solicitação da liminar para liberar o atacante a fazer sua reestreia com a camisa alvinegra. A entidade alegou que deve recorrer a uma consulta à Fifa e procurará um aprofundamento maior sobre o caso, que envolve uma suspensão de oito anos na Arábia Saudita por se recusar a fazer um exame antidoping.
Há, portanto, a possibilidade de reconsideração, segundo a nota divulgada. Desta forma, a diretoria seguirá cautelosa a respeito do assunto e praticamente descartou a escalação de Jobson na partida deste sábado, contra o Corinthians, em Manaus. Mesmo assim, ele viajou com a delegação por precaução, antes de saber do resultado da avaliação do STJD.

O imbróglio vem se arrastando há quase duas semanas. Desde que foi notificado sobre a punição, o Botafogo procurou saber se ela tinha validade em âmbito internacional. A CBF, através da Fifa, enfim deu aval para que o atacante fosse utilizado contra o Palmeiras, mas o Alvinegro não ficou satisfeito e exigiu um documento por escrito, ainda pendente.
De acordo com os sauditas, Jobson foi punido por se recusar a fazer exame antidoping quando ainda estava sob contrato, mas não atuava mais pelo Al Ittihad. Ele chegou a ser relacionado para enfrentar o Goiás, semana passada. Mas faltando pouco menos de uma hora para o início da partida, o Botafogo recebeu um comunicado da própria CBF recomendando a exclusão do atacante da relação. A solicitação teve como base um documento emitido pelo setor de controle de dopagem do Ministério do Esporte, explicando a suspensão de Jobson na Arábia Saudita.

Confira o texto do STJD:
O presidente do STJD, Dr. Caio Rocha negou no início da noite desta quinta, dia 9 de outubro, a liminar pedida pelo Botafogo para ter o atleta Jobson nas próximas partidas do Campeonato Brasileiro. Apesar da negativa, o presidente ressalvou no despacho a possibilidade de reconsideração a qualquer momento mediante aprofundamento do tema e possível consulta à FIFA pelo relator que será nomeado.
Após se negar a realizar um exame de doping enquanto defendia o clube Al Itthad, o atleta foi punido com suspensão de oito anos pelo Comitê Antidoping da Arábia. Por entender que a pena só vale no país de punição, o Botafogo entrou com uma medida inominada para ter a participação do atleta na equipe.