Total de visualizações de página

Loco Abreu aposenta cavadinha, mas projeta carreira com volta ao Botafogo

Atacante, que completa 38 anos nesta sexta-feira, fica na torcida por recuperação da equipe no Brasileirão e sonha defender Alvinegro em "momento bom ou ruim"

Por Rio de Janeiro
Rosário Central x River Plate - Loco Abreu (Foto: Reprodução / Site Oficial )Sem cavadinha: Loco Abreu cobra pênalti que levou Rosario Central à semifinal da Copa Argentina (Foto: Reprodução / Site Oficial )

Loco Abreu comemora nesta sexta-feira seu aniversário de 38 anos. Se para a maioria dos jogadores desta idade o pensamento é o que fará ao fim da carreira, o centroavante se recusa a fazer planos de parar. E o ídolo do Botafogo é claro ao falar que ainda não recebeu do corpo e da mente o aviso de que é hora de pendurar as chuteiras.

– Agora tenho 38, mas a bola ainda me respeita.

E o camisa 13 segue fazendo das suas. Na semana passada, se apresentou para cobrar o último pênalti na disputa que decidia uma vaga na final da Copa Argentina, contra o River Plate. Loco Abreu cobrou com firmeza e garantiu o Rosario Central na disputa do título – o próximo adversário será o Argentinos Juniors de Riquelme. O uruguaio nem quer ouvir falar de aposentadoria, mas quando o assunto é pênalti com cavadinha, a história é outra.

– Tanto o que aconteceu naquela final pelo Botafogo (estadual de 2010, contra o Flamengo) quanto na Copa do Mundo, pela seleção do Uruguai (quartas de final de 2010, contra Gana), tem que ficar na melhor lembrança. Não dá para forçar a barra de algo que já ficou legal. É até bom para mim, porque os goleiros sempre ficam na dúvida. Mas, sinceramente, vai ser difícil eu voltar a fazer. Se eu queimo isso, a lembrança não vai ficar legal. Quero que daqui a 15 ou 20 anos eu passe no Rio de Janeiro ou no Uruguai e as pessoas falem comigo de boas recordações – explicou.

Se a cavadinha é parte do passado, o Botafogo está mais presente do que nunca na vida de Loco Abreu. Da Argentina, acompanha pela televisão ou pela internet todas as partidas da equipe e sente-se mais um torcedor que não quer ver seu time de coração cair para a Série B do Campeonato Brasileiro. Mas se depender de seu desejo, a relação não será somente de fã. Embora tenha declinado da proposta de retornar a General Severiano após a Copa do Mundo, por já ter assumido o compromisso de renovar com o Rosario Central, o uruguaio reforça que não pretende encerrar a carreira sem reatar o casamento com o Alvinegro. E para isso, é capaz de fazer votos semelhantes ao de "na saúde e na doença".

– Infelizmente daquela vez não deu, mas a vontade de voltar continua. Não gosto de falar em Série A ou Série B. Meu desejo é vestir novamente a camisa do Botafogo, seja em momento bom ou ruim. Quero voltar estando em condições, não para fazer "migué". Quero poder ajudar. Hoje ainda sou muito produtivo em campo, já que o futebol argentino é muito mais pegado e de muito mais contato do que o brasileiro. Se fosse para voltar e apenas fazer parte do grupo, não me sentiria bem, porque sou um cara que gosta de poder ajudar dentro e fora de campo. Até esse desejo se concretizar, continuo torcendo e mandando vibrações positivas para a equipe continuar essa caminhada e ficar na Primeira (Divisão) – disse ele, que está emprestado ao Rosario até o fim de 2014 e tem contrato com o Nacional do Uruguai até dezembro de 2015.

loco abreu botafogo troféu taça rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Loco Abreu ergue troféu pelo Botafogo, em 2012: desejo de continuar a história no Alvinegro (Foto:
André Durão)
Embora o Botafogo tenha uma dívida financeira com Loco Abreu, referente à passagem pelo clube de 2010 a 2012, o atacante espera por um acordo e evita uma ação na Justiça. Dessa forma, não deixa de viver na pele a crise econômica alvinegra, mas evita analisar o momento. Segundo ele, é importante enaltecer o esforço dos jogadores para manter a equipe na elite, mesmo com tantos problemas.

– Os caras estão na raça, tirando força interior para evitar o rebaixamento. A realidade é que é difícil eu falar estando fora, porque não tenho certeza do que realmente acontece. O que faço é torcer para que a equipe saia dessa situação. Porque se o Botafogo conseguir se manter na Primeira, tenho certeza de que ano que vem vai dar uma melhorada – observou.

E para concretizar o desejo de retornar ao Botafogo em 2015, Loco Abreu sabe que tudo vai depender da nova diretoria, que será eleita no pleito de 25 de novembro. Embora prefira se afastar da questão política, admite a satisfação por ver Thiago Cesário Alvim, que foi vice de comunicação durante todo o período em que vestiu a camisa 13 alvinegra, na disputa para substituir Maurício Assumpção.

– O Thiago sempre me impressionou pela paixão e pela empolgação com o Botafogo. Além disso, está com pessoas que podem ajudá-lo a fazer um bom trabalho. Tomara que os outros candidatos também tenham esse espírito. Acho que é o principal, porque isso você consegue transmitir a jogadores e torcedores. Posso falar porque na minha passagem pelo clube nós conseguimos mudar para melhor uma situação institucional e desportiva que vinha de muito tempo – destacou Loco Abreu.