Total de visualizações de página

Ex-lanterna, Coritiba vence Botafogo
em casa, afunda o rival e deixa o Z-4

No jogo 200 do ídolo Alex, Coxa voltar a respirar no Brasileirão. Alvinegro perde nova chance de deixar zona de rebaixamento e cai para o 19º lugar

Por Curitiba
O jogo era de alto risco e valia muito na luta contra o rebaixamento a oito jogos do fim do Campeonato Brasileiro. Mas quem esperava faíscas e várias alternativas viu o Coritiba derrotar o Botafogo por 2 a 0 sem tantas ameaças e muita monotonia, na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira. A expulsão de Airton ainda no primeiro tempo contribuiu para ajudar o Coxa a deixar a última posição na tabela direto para o 16º lugar – ou seja, fora do Z-4 – no jogo de número 200 de Alex com a camisa alviverde. O camisa 10 fechou o placar com seu 68º gol pelo clube, e o camaronês Joel abriu o caminho para o triunfo. O Alvinegro, numa crise que parece não ter fim, agora é o vice-lanterna.

A gangorra da tabela chama a atenção: o Coritiba esteve entre os quatro piores em 25 das últimas 26 rodadas do Brasileirão, enquanto o Glorioso teve pela segunda rodada seguida os resultados favoráveis para deixar a zona da degola. O time carioca, no entanto, voltou a tropeçar nas próprias pernas – no último fim de semana, empatou com o Sport quando uma vitória significava um alívio temporário. Nesta quarta, um empate bastava.


Os dois times voltam a campo no próximo sábado, pela 31ª rodada. Às 18h30 (de Brasília), o Coxa recebe o Grêmio – nova vitória em casa mantém a equipe fora do grupo dos quatro piores. Mais tarde, às 21h, o Alvinegro busca a reabilitação contra o Flamengo na Arena  Amazônia, em Manaus. E mais uma vez joga de olho em outros resultados: torce por uma derrota do Coritiba, para que o Vitória não supere o Criciúma e também para o Inter não ser batido pelo Bahia. Antes de mais nada, no entanto, tem de vencer o seu compromisso.

Joel comemora gol do Coritiba contra o Botafogo (Foto: Getty Images)

Joel comemora seu gol contra o Botafogo (Foto: Getty Images)

Gol africano e expulsão
A bola demorou a rolar por causa de uma família de quero-queros que ocupava a área alvinegra, o que causou a cena pitoresca de um funcionário dos donos da casa tentando – com dificuldade -– afastar os passários. O jogo mesmo não teve muitas emoções. Um gol anulado de cada lado – por impedimento e falta de ataque –, erros de passe e o Coxa na frente com Joel, que só teve o trabalho de tocar na saída de Jefferson após vacilo da defesa. A equipe alviverde mereceu o placar parcial pelo controle maior no meio de campo.

Junior Cesar chegou a criar boa chance com um chute cruzado, mas parou em Vanderlei. E Luccas Claro acertou o travessão em lance no qual vários jogadores trombaram no ar. Se o jogo era morno, o árbitro Anderson Daronco resolveu colocar uma pimenta: exagerou no rigor ao expulsar Airton por um leve empurrão em Alex na intermediária. Antes, o volante havia acabado de receber o cartão amarelo por outra falta no meia em que não cometeu excesso.

Carlinhos e Ramirez, Coritiba X Botafogo (Foto: Getty Images)

Ramirez e Carlinhos disputam a bola na lateral do campo (Foto: Getty Images)

Esforço alvinegro em vão
Isso serviu para mudar inteiramente o panorama do duelo. Na etapa inicial, o Botafogo havia tentado com Rogério e Jobson na base da velocidade, mas o começo do segundo tempo foi de domínio do Coxa por ter um homem a mais. Ainda assim, poucas oportunidades surgiram, e o time carioca, aos poucos, foi capaz de equilibrar as ações. Rogério, aliás, protagonizou uma simulação inexplicável de pênalti ao driblar o goleiro e se atirar em vez de concluir. Levou o amarelo.

Com o empate amadurecendo, aos 24 minutos Regis até balançou a rede, mas novamente o lance foi irregular. O lateral estava adiantado depois do desvio de André Bahia. Mancini lançou a campo Carlos Alberto e Yuri Mamute, enquanto Marquinhos trocou Zé Love por Martinuccio. Àquela altura, o Glorioso era superior e fez com que o adversário permitisse a tentativa de reação. No entanto, os últimos minutos foram de pura apatia, e Alex fechou o placar aos 40 com uma arremate forte no canto esquerdo após bola rebatida na área.