Total de visualizações de página

Em enquete, internautas dizem que o bom treinador ganha jogo

Marcelo Oliveira, do Cruzeiro, e Enderson Moreira, do Santos, dizem que os jogadores são os maiores responsáveis assim que a bola rola

Por São Paulo

VÍDEO


O "Arena SporTV" de terça-feira discutiu o papel dos treinadores no futebol. E, para apimentar a discussão, perguntou se eles "ganham jogos". O resultado da enquete foi positivo para os "professores", já que 84% dos votos foram para o "sim". Outros 16% foram contrários à afirmação.

Convidados do programa, dois dos quatro semifinalistas da Copa do Brasil deram opinião. Técnico do líder do Brasileirão, o Cruzeiro, com sete pontos a mais do que o São Paulo, Marcelo Oliveira diz que o homem à beira de campo tem relação direta com o placar.

- O técnico é uma peça importante na engrenagem, é fundamental. Ele monta o elenco com a diretoria, prepara um ambiente saudável de trabalho, tem de ter bons trabalhos, orientar bem e determinar os objetivos. Principalmente no Brasil, onde não gostam de ser suplentes, você tem de administrar isso, observar os adversários, criar estratégias para cada jogo, formar um time. Mas sou pelo trabalho em conjunto. No Brasil, não deveriam exaltar tanto o técnico em uma conquista. Deveria ser elogiado, mas não apenas ele. Ao mesmo tempo, não deveria execrar o técnico quando perde, pedir a saída, como acontece. É parte de um trabalho, mas durante o jogo a ação dos jogadores é mais importante. Eles que resolvem, por mais que você tenha estudado a marcação, como chegar ao gol, ele precisam tomar as medidas - opinou ele.

VÍDEO



Técnico do Santos há 13 jogos, atual sétimo colocado do Brasileirão, Enderson Moreira concorda que o peso dos jogadores nos resultados é muito maior do que o do treinador.

- A responsabilidade não é só do treinador. A partir do momento que começa o jogo, a interferência do treinador não é tão decisiva. Em algumas situações tem de ter muita leitura, fazer encaixes, mas principal são os atletas. Você tem de orientar bem, passar as informações dos adversários, os pontos fortes, onde anular, quais os bons caminhos para enfrentar e onde usar a velocidade. Enfim, a estratégia do jogo você pode conversar e modificar, mas a ação no jogo é dos atletas. Detesto ficar falando: "Toca em ciclano". Ali, é decisão deles. Mostro os caminhos, mas no jogo é com eles. Quanto mais confiantes eles estiverem mais vão tomar as decisões corretas. O treinador é responsável pelo o que preparou - opina o santista.

Nesta quarta-feira, os dois técnicos estarão novamente à beira do gramado. Às 19h30, o Cruzeiro recebe o Palmeiras no Mineirão. Às 22h, o Santos recebe o Fluminense na Vila Belmiro.
Mano e Muricy clássico (Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com)

Mano e Muricy antes de clássico entre Corinthians e São Paulo (Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com)