Total de visualizações de página

Pressão, ameaça e esperança: Coxa e Botafogo duelam no Couto Pereira

Coritiba e o Alvinegro carioca têm chance de deixar zona do rebaixamento em caso de vitória nesta quarta-feira. Parte emocional toma conta do discurso dos dois lados

Por Curitiba e Rio de Janeiro


Faltam nove jogos, e a contagem regressiva para Coritiba e Botafogo na briga para escapar do rebaixamento tem hoje um de seus capítulos mais tensos. Separados por um ponto no Z-4, as equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), no Couto Pereira sob um mantra. "Emocional", "psicológico", "pressão"... As palavras se repetiram no início da semana em ambos os lados. Uma vitória pode valer a saída do grupo dos quatro piores times do Campeonato Brasileiro, e qualquer outro resultado não serve nem mesmo para aliviar o sufoco.

Na lanterna com 29 pontos, o Coxa completou 25 rodadas na zona de rebaixamento e, ainda assim, vive um de seus piores momentos na competição. Após sofrer a maior goleada da temporada – 4 a 0 para o Figueirense, no último domingo –, o técnico Marquinhos Santos voltou as atenções para o emocional dos jogadores. Ele teme que a atual situação da equipe afete o desempenho em campo justamente num confronto direto pela permanência na Série A.

Apenas uma total combinação de resultados permite ao Coritiba a saída do Z-4 ao fim da 30ª rodada. Além da obrigação de superar o Alvinegro carioca, a equipe paranaense precisa torcer por tropeços de Criciúma e Vitória contra Atlético-PR e Corinthians, respectivamente – o primeiro passo foi dado com o empate do Bahia diante do Atlético-MG, na noite de terça-feira. Independentemente da missão, Marquinhos Santos sabe que o primeiro passo é fazer o dever de casa. Por isso, passou os últimos dias apelando para o comparecimento em massa da torcida. Em casa, o Alviverde conquistou seis das suas sete vitórias no Brasileirão.

"Matar ou Matar". Foi assim que o técnico do Botafogo, Vagner Mancini, se referiu ao confronto no Couto Pereira. E a pressão que o elenco tem enfrentado é enorme. Há duas semanas, quatro jogadores foram demitidos – Emerson, Bolívar, Julio Cesar e Edílson. Semana passada, foi a vez de o goleiro Jefferson bater boca, via imprensa, com o gerente de futebol Wilson Gottardo. Os salários atrasados contribuem para o clima turbulento, mas a esperança reside na conquista de quatro dos seis últimos pontos disputados (vitória sobre o Corinthians e empate com o Sport).

A sequência tirou o Alvinegro da lanterna e o deixou em 17º lugar, com 30 pontos, a um ponto de sair da zona do rebaixamento – curiosamente, quem caiu para a última colocação foi exatamente o Coritiba. O momento ainda é muito delicado, mas o triunfo em Curitiba aliado a um tropeço do Vitória diante do Corinthians pode fazer a equipe carioca sair do vermelho.

O canal Premiere, com narração de Jader Rocha e comentários de Carlos Eduardo Lino, transmite a partida ao vivo. O GloboEsporte.com acompanha o jogo em Tempo Real, com vídeos, e pré-jogo a partir das 20h30.
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)



Coritiba: o técnico Marquinhos Santos não deu pistas da equipe que entrará em campo nesta quarta-feira, mas se a tendência dos jogos realizados em casa for mantida, o atacante Martinuccio deve retornar à equipe na vaga do volante Sérgio Manoel. Assim, a provável formação do Coxa tem Vanderlei, Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Carlinhos; Rosinei, Robinho e Alex; Martinuccio (Sérgio Manoel), Joel e Zé Love.

Botafogo: a principal novidade na equipe em relação ao time que empatou com o Sport na última rodada é a volta de André Bahia, recuperado de um problema muscular. Outra opção do técnico Vagner Mancini é entrar com Bolatti, que retorna de suspensão, no meio de campo para reforçar a marcação. O Alvinegro deve atuar com Jefferson, Regis, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Gabriel e Ramirez (Bolatti); Rogério, Jobson e Wallyson.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)


Coritiba: no departamento médico há 15 dias, por causa de dores na região lombar, o volante Hélder segue sem poder ser aproveitado por Marquinhos Santos.

Botafogo: Bruno Correa está em recondicionamento físico depois de se recuperar de uma apendicite e um problema no tendão de Aquiles. Tanque Ferreyra, Daniel e Marcelo Mattos seguem no departamento médico, sem previsão de retorno. Não há jogador suspenso para esta rodada.
header pendurados 690 (Foto: arte esporte)

Coritiba: Chico, Gil, Hélder, Julio Cesar, Leandro Almeida, Norberto e Vanderlei.

Botafogo: Airton e Gabriel.
Header arbitragem o arbitro 690 (Foto: Arte / Globoesporte)


Info árbitros - Anderson Daronco (Foto: Editoria de Arte)