Total de visualizações de página

Impasse emperra votação de limite de poder para Assumpção no Deliberativo

Presidente do conselho, José Luiz Rolim, diz que não há consenso na comissão de crise. Membro alega que recuo é por postura de Rolim à frente de junta eleitoral

Por Rio de Janeiro
A comissão de crise, por ora, recuou com relação ao pedido de convocação de sessão extraordinária para votação de uma limitação de poderes para o presidente Maurício Assumpção nos últimos meses de sua gestão à frente do Botafogo. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo, José Luiz Rolim, o email enviado no início da semana não chegou por ter faltado um ponto no seu endereço. Mas ele confirmou ter recebido nesta quinta-feira mensagens dos membros da comissão, incluindo o presidente Gustavo Noronha, que está em viagem, explicando que, por falta de consenso em relação à solicitação, o grupo terá de se reunir de novo antes de formalizar o pedido. Por outro lado, Carlos Eduardo Pereira, membro da comissão e candidato à presidência, afirmou que o recuo é em função da postura de Rolim na presidência da junta eleitoral e cogita até fazer o pedido de limitação de poderes na Justiça.


Segundo Rolim, não foi passada qualquer previsão de quando a comissão de crise se reunirá novamente. Ele disse ter conversado com membros da comissão que confirmaram o "desencontro". Inicialmente, a comissão cogitava pedir o afastamento de Assumpção da presidência, mas com o curto prazo até a eleição e a dificuldade de se obter os votos necessários, optaram por solicitar a votação de uma limitação de poderes ao presidente, que passaria a ter de submeter ao aval do grupo qualquer assinatura ou rescisão de contrato, incluindo dos jogadores. A medida seria para evitar a assinatura de novos acordos com antecipação de receitas da próxima gestão e controlar medidas como a rescisão com quatro atletas na reta final do Brasileiro (Émerson Sheik, Bolívar, Julio Cesar e Edílson).

- Houve um desencontro entre os membros da comissão e recebi um email do Gustavo Noronha, todos os membros aliás me mandaram emails, dizendo que em função de uma divergência de propósito o pedido teria de ser suspenso por enquanto. Alguém enviou email com a solicitação antes, mas com o endereço errado, então não chegou. E esse pedido tem de vir assinado. Mas relevei isso, não é o principal, só que não chegou. Mandei o meu secretário entrar em contato com eles e um dos membros da comissão me disse ontem (quarta-feira) que não chegaram a uma conclusão sobre os objetivos da sessão - explicou Rolim.
Mauricio Assumpção Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Mauricio Assumpção cumpre seu último ano de mandato como presidente do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)

O presidente do Deliberativo afirmou não saber quando essa decisão será tomada de forma definitiva. Ele repetiu que, no caso de o pedido ser de fato formalizado, convocará imediatamente a sessão extraordinária.

- Eles vão conversar e, se for o caso, encaminham de novo o pedido de convocação. Eu já havia dito que convocaria imediatamente, mas eles suspenderam a petição. O Gustavo então me disse para aguardar uma nova reunião da comissão.

Informado das declarações de Rolim, Carlos Eduardo Pereira afirmou que ocorreu um problema na reunião de quarta-feira da junta eleitoral em relação à homologação das chapas. Ele diz que uma das chapas possui membro com menos de três anos de associado, o que impediria que seu nome estivesse na lista. Por outro lado, afirmou também que membros de outras chapas foram questionados por inadimplência de pagamento. Se a questão não for resolvida, ele fala até em atraso do processo eleitoral. O pleito para votação do novo presidente do Botafogo está marcado para 25 de novembro.

- O Rolim recebeu o email (no início da semana), se ele está dizendo que não recebeu, temos de acreditar na posição dele. Ontem (quarta-feira) houve uma reunião da junta eleitoral que é presidida por ele. E a reunião não foi nada positiva, a junta se posicionou de uma forma que não seguiu os preceitos do estatuto. Não aceitamos o entendimento da junta e pedimos um prazo para dar resposta. Tem tudo a ver uma coisa com a outra (o problema na junta com o recuo no pedido da comissão). A partir do momento que o processo está sendo conduzido pelo Rolim, alinhado com a situação, me parece que precisa uma análise melhor do pedido diante dos fatos. Vamos estudar se essa medida é mais eficaz ou é melhor partir para outro tipo de atitude, como ir à Justiça. O Gustavo está na Índia, embarcando para o Brasil. Vamos ter um outro encontro e tentar entender essa mudança.

Pereira explicou a sua visão do problema na junta eleitoral:

- O Rolim propôs que todas as chapas aceitassem uma substituição ampla de nomes que a junta entendeu que fossem irregulares, mas eram apenas divergências de pagamento. Mas tem um nome na chapa de situação que não tem três anos que clube, que é um vício insanável, então impugnamos a chapa da situação e em contrapartida veio o Rolim propor um acordo. Não vamos participar de nenhum acordo que possa ferir as regras do estatuto. Se nada mudar, isso pode até atrasar o processo eleitoral.