Total de visualizações de página

Em novo julgamento, Emerson é punido por chamar CBF de "vergonha"

Atacante, ex-Botafogo, voltou a ser julgado por conta de expulsão contra o Bahia no Brasileiro e declarações sobre a CBF e, desta vez, pegou um jogo de suspensão

Por Rio de Janeiro
Na tarde desta quarta-feira, o atacante Emerson, demitido no começo do mês do Botafogo, voltou a ser julgado por conta de sua expulsão contra o Bahia, no dia 17 de setembro. Depois de ser absolvido pela Primeira Comissão do STJD por chamar a CBF de "vergonha" (veja no vídeo abaixo), o jogador foi punido pelo Pleno por um jogo por conta das declarações. O tribunal manteve ainda a pena inicial, de quatro jogos por ofensas ao árbitro Igor Junio Benevenuto, e acrescentou ainda mais um jogo por jogada desleal. No total, pena de seis partidas.


VÍDEO
http://globotv.globo.com/globocom/tempo-real/v/emerson-deixa-o-campo-e-manda-recado-a-cbf-para-as-cameras-vergonha/3636907/


O julgamento desta vez ocorreu durante a XXII Conferência Nacional dos Advogados, promovida pelo Conselho Federal da OAB, no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O atleta foi denunciado novamente em três artigos: 243-F (Ofensa à arbitragem), 254 (Jogada violenta) e 258 (Atitude reiterada de afronta e reclamação contra instituições e autoridades com claro intuito intimidatório e desrespeitoso através da mídia) do CBJD - Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, em sua explanação pediu punição exemplar ao atacante, lembrando o histórico de polêmicas de Emerson.

- Vou começar pelo astro daquele dia. O atleta conhecido como Sheik, como mostrado pelas imagens, praticou jogada violenta, não foi normal, a foto (veja abaixo) está aí. Foi expulso e, por isso aí, não foi punido. Não contente com a expulsão, proferiu toda sorte de xingamentos contra o árbitro. Foi punido. Não contente com essas infrações, chamou para si a figura do paladino da moralidade chamando uma das câmeras e dizendo em alto e bom som que a entidade organizadora era uma vergonha. Esse atleta merece uma reprimenda muito além das míseras três partidas por ter ofendido a arbitragem - discursou Schmitt.

Julgamento Emerson Sheik (Foto: Vicente Seda)

Imagem da perna de Ueliton, do Bahia, após entrada de Emerson foi exibida no telão (Foto: Vicente Seda)

No primeiro julgamento, ocorrido no dia 29 de setembro, Emerson foi punido apenas pelo artigo 243-F (Ofensa à arbitragem). Foi absolvido naquela ocasião nos artigos 254 (Jogada violenta) e 258 (Atitude reiterada de afronta e reclamação contra instituições e autoridades com claro intuito intimidatório e desrespeitoso através da mídia). Desta vez, no Pleno, todos os auditores votaram por condenações em todos os artigos. Houve divergência em relação ao 258, com penas variando de um a dois jogos, mas prevaleceu o voto inicial dado pelo relator do caso, Ronaldo Botelho Piacente, seguido pela maioria.

Quem defendeu o atleta foi o advogado Rafael Pestana, que apelou ao direito de expressão do jogador e citou o momento ruim pelo qual atravessa a arbitragem brasileira para aliviar a situação de seu cliente.

- Antes vou fazer um convite ao cenário desses acontecimentos. Muito se fala que a arbitragem brasileira é a melhor do mundo. O momento que vivíamos era extremamente conturbada para a arbitragem. Críticas de jornalistas, torcedores, jogadores, dirigentes...Até o José Maria Marin (presidente da CBF) disse que não estava satisfeito e estudando melhorias para a arbitragem


Evidente que isso é transferido para o campo de jogo. E ele não extrapolou o seu direito à livre manifestação de pensamento. A defesa pede que seja mantida a absolvição do atleta - defendeu.

STJD no Riocentro (Foto: Vicente Seda)
STJD trocou o seu plenário, no Centro do Rio, pelo Pavilhão 4 do Riocentro (Foto: Vicente Seda)


Outros dois jogadores do Botafogo expulsos na partida contra o Bahia também voltaram a ser julgados. Ramírez teve a pena de um jogo mantida, já cumprida, e Julio Cesar, demitido do clube ao lado de Sheik, foi condenado novamente a quatro partidas por ofensas.

Como os contratos de Emerson e Julio Cesar ainda não foram rescindidos pelo Botafogo, os atletas começarão a cumprir a pena a partir da rodada do fim de semana. Se o vínculo com o Alvinegro for encerrado antes do fim da suspensão, terão de pagar no ano que vem, quando estiverem em outras agremiações.