Total de visualizações de página

Amparado pelo STJD, Botafogo confirma Jobson contra o Sport

Procurador-geral diz que atleta está liberado para atuar enquanto Fifa não se pronunciar sobre alcance da punição árabe e que não houve julgamento no tribunal

Por Rio de Janeiro

Treino do Botafogo, Jobson (Foto: Vitor Silva / SSPress)Jobson é a esperança do Botafogo contra o Sport neste domingo (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Amparado no aval do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Botafogo confirmou a escalação de Jobson como titular no duelo deste domingo, às 18h30, contra o Sport, no Maracanã. No sábado, o clube recebeu a documentação que libera o atacante e, de acordo com o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, a autoridade para liberar a escalação do jogador, suspenso por oito anos na Arábia Saudita por se recusar a fazer um exame antidoping, é do presidente do tribunal brasileiro, Caio Rocha. Schmitt argumenta que a Fifa ainda não se posicionou sobre o alcance da pena imposta pelos árabes e, portanto, por ora, o atleta está liberado.


- A escalação do atleta encontra amparo em decisão do STJD, com base em informações da própria Fifa - afirmou o advogado e gerente de futebol do Alvinegro, Aníbal Rouxinol.
Paulo Schmitt explicou que Jobson está liberado por uma liminar, uma vez que sequer foi julgado ainda na esfera esportiva brasileira. Segundo ele, a Fifa ainda não se manifestou sobre o alcance mundial da decisão dos árabes, proferida quando o jogador defendia o Al Ittihad.

- Quem detém autoridade é o presidente do STJD. A Fifa ainda não informou sobre o alcance mundial da punição do atleta pela Corte Árabe. Daí a razão dele não estar, em tese, impedido ainda. É preciso esgotar as instâncias da Justiça Desportiva, e o caso sequer foi julgado aqui. Apenas há uma liminar para o atleta jogar enquanto não vem a determinação da Fifa - disse o procurador geral do Tribunal.

Apesar da interpretação do STJD e do Botafogo, neste domingo o jornal “Folha de São Paulo” publicou matéria afirmando que a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) defende que a escalação de Jobson é ilegal. O órgão estaria tentando recursos na Justiça comum para derrubar a liminar do STJD. 

De acordo com os sauditas, Jobson foi punido por se recusar a fazer um exame antidoping quando ainda estava sob contrato, mas não atuava mais pelo Al Ittihad. Alheio à polêmica, o jogador comemora o retorno aos gramados, e será titular do ataque alvinegro ao lado de Wallyson no confronto de logo mais.