Total de visualizações de página

Na Base da Bola

por Pedro Venancio

Jogador do Botafogo some na hora de assinar primeiro contrato profissional

Destaque do Botafogo na Taça Guilherme Embrey Sub-16, o meia Wenderson sumiu do clube há duas semanas. O jogador de 16 anos, que marcou quatro gols no torneio, iria assinar o seu primeiro contrato profissional com o Alvinegro, mas desapareceu poucos dias depois do time ser eliminado da competição, no fim de setembro.


Além de não treinar no clube, Wenderson também não frequenta a escola há duas semanas. O Botafogo, que segue sem conseguir contato com ele, aguarda o reaparecimento do meia, que tem sido oferecido para outras equipes pelo empresário, Mauro Azevedo.


A situação já foi muito comum na base dos clubes brasileiros. Hoje, é menos frequente, mas ainda acontece. Quando o jogador completa 16 anos, idade mínima para assinar o contrato profissional com o clube que o revelou, o empresário, ou a família, somem com ele, que às vezes reaparece em outro clube.


A frequência desses casos passou a ser menor a partir de 2012, quando os clubes se juntaram para fazer um "pacto de cavalheiros" que faz com que, se um jogador some de um clube, não possa ser contratado por outro que faça parte desse acordo. Assim, se Wenderson quiser assinar com outro clube, terá que ser feito um acordo com o Alvinegro.