Total de visualizações de página


Internautas discordam dos jogadores do próprio time que simulam faltas

Enquete promovida pelo "Arena SporTV" mostra que 85,5% dos votantes são contra atos de simulação. Outros 14,5%, porém, acham ser normal

Por São Paulo
http://globotv.globo.com/sportv/arena-sportv/v/comentaristas-condenam-simulacoes-dos-jogadores-para-enganar-a-arbitragem/3693792/

Os internautas não aprovam quando jogadores do time para qual torcem simulam faltas para enganar a arbitragem. Foi esse o resultado da enquete promovida pelo “Arena SporTV” nesta segunda-feira. Dos quase 2.500 votos, 85,5% se disseram contra. Os demais 14,5% acham normais as tentativas de enganar o juiz.
No domingo, na derrota do Santos por 3 a 0 para o Criciúma, o atacante Leandro Damião puxou a própria camisa dentro da área, em uma aparente tentativa de fazer o árbitro Péricles Bassols marcar um pênalti. Mas o juiz nada apitou. Na saída de campo, o centroavante do Peixe negou que estava tentando cavar uma penalidade.
A posição dos comentaristas foi semelhante à dos internautas durante o debate. Ex-jogador, Belletti inclusive admitiu que, por muitas vezes, cometeu esse erro dentro de campo. Mas que mudou de postura ao chegar na Europa.

- Eu me arrependo quando fiz, porque não tinha um líder para falar para eu não fazer. Simulação não tem de fazer parte do futebol. A favor é uma coisa, mas e contra? O caso do Leandro Damião. Se tem um escanteio contra o Santos, ele observa do meio de campo um lance igual e o árbitro marca pênalti, qual seria a reação dele? Reclamar - diz Belletti.
O narrador da Rádio Globo Oscar Ulisses também afirmou ser contra essa atitude, mas lembrou que ela faz parte da história do jogador brasileiro.
- Ele tentou, de um jeito inédito, enganar o árbitro. Ficou essa impressão. Tem a palavra dele, diz que não, mas é um jeito estranho de tentar arrumar a camisa naquela hora, ele não estaria preocupado com isso naquela hora, que poderia tentar um gol de cabeça. Acho que tentou dar um drible no juiz e acho chato, sou contra. Simulação faz parte do futebol, é histórica, grandes craques fizeram isso e foram exaltados, teve uma divulgação pró-simulação. Pelé fez isso. Mas hoje, com a televisão presente como está, fica feio, desagradável e anti-ético. A todo instante jogador tenta tirar proveito disso, não pode fazer parte do jogo, tem de ser combatido e passa por educação do jogador - disse.
Leandro Damião puxa própria camisa (Foto: Reprodução SporTV)

Leandro Damião puxa própria camisa dentro da area do Criciúma (Foto: Reprodução SporTV)