Total de visualizações de página

Sequência fora do Rio não desanima Mancini: "Jogar fora de casa é melhor"

Treinador do Botafogo vê time mais forte quando atua no contra-ataque e lamenta falta de um meia para organizar jogo

Por Rio de Janeiro
vagner mancini botafogo   (Foto: Vitor Silva/SS Press)Vagner Mancini acredita em bom retrospecto fora do Rio de Janeiro (Foto: Vitor Silva/SS Press)

Manaus, Volta Redonda, Curitiba e Manaus novamente. Quem olha os locais dos jogos do Botafogo no Campeonato Brasileiro dificilmente imagina que o time é o mandante de três destas partidas. Porém, o fato de estar atuando fora do Maracanã e da cidade do Rio de Janeiro, ao menos no discurso, não incomoda Vagner Mancini. O técnico alvinegro vê alguns pontos positivos no fato de a equipe passar a jogar tanto fora do Maracanã.

O principal motivo é o fato de o Botafogo jogar melhor fora de casa. Na visão do treinador, o estilo de jogo do Alvinegro, que carece de um meia que saiba colocar a bola no chão e organizar as jogadas, rende melhor quando atua no contra-ataque.

– O Botafogo hoje joga de uma forma em que fora de casa é melhor. Não tenho às vezes peças necessárias para atuar dentro e pressionar. Nossa equipe é de muita marcação. Fora, quando somos atacados, acabamos nos sobressaindo. É muita gente de marcação, velocidade e de pouca organização. Por isso temos tido mais êxitos fora – explicou Mancini.

Contra o Corinthians, há duas rodadas, o Botafogo levou o jogo para Manaus e venceu por 1 a 0. Depois, mandou sua partida contra o Sport em Volta Redonda, por conta de penhoras que têm ocorrido nas rendas do Maracanã. Empatou em 1 a 1. Agora, nesta quarta-feira, pegará o Coritiba no Paraná, como visitante, mas, no sábado, mandará novamente um jogo em Manaus: o clássico diante do Flamengo.

 Vamos viajar na terça-feira agora e ficaremos juntos até domingo. Isso é muito importante neste momento, um fica sabendo dos problemas dos outros
Vagner Mancini, técnico do Bota

– Jogar dentro de casa e começar tendo o apoio da torcida não quer dizer que será assim todo o jogo. Fora de casa é uma torcida diferente, ansiosa em ver o time jogar, em receber os jogadores. Temos visto isso, o que é positivo – prosseguiu Mancini.

Outro aspecto que agrada ao treinador é o fato de os jogadores passarem mais tempo juntos e ao lado da comissão técnica. Faltando nove rodadas para o fim do Brasileirão, o Botafogo está em 17º lugar, na zona do rebaixamento, e precisa emplacar uma sequência de bons resultados para afastar o risco de queda.

– Vamos viajar na terça-feira agora e ficaremos juntos até domingo. Isso é muito importante neste momento, um fica sabendo dos problemas dos outros, cria uma cumplicidade maior. Nos jogos do Rio vamos ver se voltamos a ficar concentrados também. Acho fundamental nesta época do Brasileiro – disse o treinador.

O Botafogo enfrenta o Coritiba nesta quarta-feira, às 21h (horário de Brasília), no Couto Pereira. O Coxa é o lanterna do Brasileirão. No sábado, às 21h (de Brasília, 19h local), o Alvinegro faz o clássico diante do Flamengo, em Manaus.