Total de visualizações de página

Elkeson não vê mudanças para 2012: 'Foi apenas a entrada do Andrezinho'

Meia do Botafogo diz que time vai jogar do mesmo jeito do ano passado, quando era comandado por Caio Júnior, com o esquema 4-2-3-1

Por Thales Soares Direto de Saquarema, RJ
 
Elkeson treino Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
Elkeson treina em Saquarema com o Botafogo
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Nos últimos 15 dias, muito tem se falado sobre a diferença entre Caio Júnior e Oswaldo de Oliveira. Na filosofia e trato com o grupo, os jogadores já apresentaram algumas, como o discurso com vocabulário extenso, mas também capaz de se aproximar da linguagem do boleiro, e a forma de passar o objetivo dos treinamentos. No entano, no campo, o esquema montado em 2011 praticamente se repete em 2012.

Com a escalação de Márcio Azevedo no lugar de Cortês, vendido para o São Paulo, e a entrada de Andrezinho, contratado em dezembro na vaga de Herrera, a base do time do ano passado foi mantida em quase 90%. O esquema 4-2-3-1 foi usado por Caio Júnior na maior parte do tempo, apesar de o argentino Herrera ser um atacante de ofício e precisar fazer papel de meia, o que levou o jogador a pedir para não ser usado mais dessa forma no fim da temporada.

- Não mudou nada. Foi apenas a entrada do Andrezinho. Com ele, temos mais posse de bola, que estava faltando um pouco. Acho que o Oswaldo pretende utilizar os jogadores da mesma maneira, com os mais rápidos pelas laterais e manter isso até o fim da temporada - explicou Elkeson. - Nós também temos o poder de entrar pelo meio, mas procuramos usar bem a velocidade pelas laterais, partindo com a bola dominada.

Apesar da semelhança nos nomes e no esquema com Caio Júnior, Oswaldo conseguiu mostrar aos jogadores como quer o time atuando. A preocupação é em manter uma consciência solidária no grupo em campo e fora dele para que todos se ajudem na marcação, principalmente na saída de bola dos adversários.

- O professor quer todo mundo do ataque marcando também. Para esse time conquistar títulos precisamos do empenho de todos os jogadores. Alguns ainda têm dificuldade, pois fazer essa função é difícil, mas estão tentando melhorar - comentou Elkeson.

O Botafogo segue em pré-temporada no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema. O time estreia contra o Resende, domingo, às 19h30 (de Brasília), no Engenhão, pela primeira rodada do Campeonato Carioca.