Total de visualizações de página

Comissão de arbitragem do Rio avisa: não seguirá recomendação da Fifa

Órgão máximo do futebol pediu para seja modificado o posicionamento dos árbitros assistentes adicionais, que ficam atrás do gol

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
A Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro (Coaf) anunciou, por meio de nota oficial, que não vai seguir a recomendação da Fifa sobre o posicionamento em campo dos árbitros assistentes adicionais - que ficam atrás da linha de fundo. O órgão internacional sugeriu que eles ficassem no mesmo lado dos assistentes principais (os bandeirinhas), ou seja, à esquerda do gol, de frente para o campo. O Campeonato Carioca vem usando há cinco anos os assistentes adicionais, só que à direita do gol. E continuará assim, segundo o presidente da Coaf, Jorge Rabello.

Em um trecho da nota, ele diz que "o Rio optou pela continuidade da forma inovadora e correta que chamou atenção da Uefa e posteriormente da Fifa". Ainda no texto, afirma que "se existe alguém com autoridade para estabelecer juízo de valor sobre o técnico de arbitragem, esse alguém é a Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro".

Rabello acredita que a mudança não tem fundamento e cita que, em visita ao Brasil em 2011, o  representante da International Board David Macvicar teria ficado impressionado com o trabalho técnico desenvolvido com os assistentes adicionais.

Ex-árbitro Leonardo Gaciba não acredita em punição
Em meio à decisão da Coaf de não seguir a recomendação da Fifa, surge a dúvida: pode haver alguma punição do órgão máximo do futebol? Leonardo Gaciba, ex-árbitro e atualmente comentarista de arbitragem da TV Globo, considera difícil essa hipótese.

- Acredito que não (haverá punição). A Fifa deu autorização para as federações carioca e paulista usarem os árbitros assistentes adicionais e colocou normas, o que é natural. No ano passado, no Rio de Janeiro eles (os assistentes adicionais) estavam sinalizando faltas, escanteios, e isso é diferente das determinações da Fifa. Então temos que ver como vão tratar isso - explicou.