Total de visualizações de página

Ataque do Botafogo ganha força com revezamento de Andrezinho e Renato

Volante dá passe para o primeiro gol do time na temporada, marcado por Abreu, e corre atrás do seu para fazer homenagem ao filho de sete anos

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
Renato coletiva Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
Renato marcou um gol em 28 jogos pelo Botafogo
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Aos 32 anos, Renato consegue entender com facilidade os pedidos dos treinadores. Experiente, com um longo período no futebol europeu no currículo, o volante ajudou o Botafogo a começar a temporada com uma vitória por 3 a 1 sobre o Resende no Campeonato Carioca. Foi dele o passe para Loco Abreu abrir o placar, logo depois de o uruguaio desperdiçar uma cobrança de pênalti, que poderia estremecer a relação entre o time e a torcida.

Um dos segredos da participação ofensiva do jogador é o revezamento com Andrezinho na função de armador do time. Apesar de o companheiro ter se juntado ao grupo nesta temporada, ele e Renato já conseguiram se entender razoavelmente bem para melhorar o rendimento do ataque e desempenhar um futebol agradável de se acompanhar.

- Antes da partida, o Oswaldo (de Oliveira, técnico) me deu uma certa liberdade para atacar. Fiz uma troca com o Andrezinho durante o jogo e deu certo. Acabei sendo feliz no lance do primeiro gol, pois o zagueiro não espera que o volante apareça daquela forma. Essa variante com o Andrezinho pode ser muito boa para não deixar ele preso sozinho na armação - comentou Renato.

Orientado pelo técnico a participar efetivamente das jogadas de ataque, Renato não descuida da marcação. Mesmo assim, já começa a sonhar com gols nessa temporada. No ano passado, em 28 jogos pelo Botafogo, marcou apenas um e já foi cobrado pelo filho Renato Henrique, de sete anos de idade.

- Vou tentar fazer mais gols para homenageá-lo. Digo que não é a minha função, mas vamos ver. Ele já me acompanha bastante e me viu ser campeão no Sevilla. Espero repetir isso aqui - disse Renato.

O Botafogo volta a jogar domingo, às 17h (de Brasília), contra o Nova Iguaçu, em Moça Bonita. O time está na segunda colocação no Grupo A do Campeonato Carioca.