Total de visualizações de página

Na 'terra' de Oswaldo, Botafogo mede forças com o Nova Iguaçu pela ponta

Treinador reúne histórias de infância em Moça Bonita, palco da partida que garantirá ao vencedor a liderança isolada do Grupo A da Taça Guanabara

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Em nova fase, o estádio de Moça Bonita recebe o jogo entre Nova Iguaçu e Botafogo, neste domingo, às 17h, que pode definir o líder isolado do Grupo A. Ambos os clubes estrearam com vitória na Taça Guanabara e, com os tropeços de Flamengo e Madureira, aquele que mantiver os 100% de aproveitamento ficará na ponta. Além disso, o palco terá um visitante especial: o técnico alvinegro, Oswaldo de Oliveira, pisará pela primeira vez para trabalhar em um campo que marcou sua infância, já que foi criado em Realengo, bairro vizinho a Bangu.

Nostalgia à parte, a busca pela afirmação norteia os trabalhos em General Severiano. Com poucas opções no elenco, o treinador quase perdeu Fábio Ferreira, que seria o terceiro zagueiro a desfalcar o time em menos de dez dias. Mas, de última hora, o camisa 4 se recuperou e vai para o jogo. Do outro lado, o objetivo é semelhante, ainda que as aspirações não sejam as mesmas: provar, pelo segundo ano seguido, que é possível montar um grupo jovem, formado na base e competitivo simultaneamente.

Botafogo e Nova Iguaçu, aliás, têm sido parceiros fora das quatro linhas. Depois de comprar Cortês do rival desta tarde - e revendê-lo com lucro em seis meses, em negociação conjunta -, também se entenderam na contratação de Andrezinho, revelado na Baixada Fluminense, pelo Glorioso, no fim do ano passado. A força atual nas categorias inferiores é outro fator em comum: são os únicos neste Estadual que têm 50% ou mais de seus jogadores criados em casa.

O árbitro escalado para o confrontro foi Carlos Eduardo Nunes Braga, auxiliado por Michael Correia e Luiz Felippe Scofield Guerra Costa.

A TV Globo transmite o duelo ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM terá tempo real, com vídeos.

header as escalações 2
Nova Iguaçu: o técnico Leonardo Condé não precisará mudar a equipe que bateu o Olaria na primeira rodada, por 1 a 0. O esquema continua sendo o 4-4-2, com Jefferson, Marcelinho, Naylhor, Vagner Eugênio e Uallace; Amaral, Luan, Mossoró e Dieguinho; Zambi e Leandrão. Após cumprir suspensão na estreia, por conta de uma expulsão no último jogo de 2011, o lateral Paulo Henrique retorna à equipe e pode ser uma opção.

Botafogo: caso idêntico é o do Alvinegro, que também repete seus 11 titulares, com a nova formação do 4-2-3-1 para 2012. A expectativa de Oswaldo de Oliveira é dar ritmo e entrosar ainda mais seu setor ofensivo, que tem Andrezinho como peça nova na temporada. Apesar da boa participação no triunfo sobre o Resende, por 3 a 1, Herrera ficará no banco de reservas mais uma vez. O time é Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson, Andrezinho e Maicosuel; Loco Abreu.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Nova Iguaçu: não há desfalques no time laranja.
Botafogo: os zagueiros reservas Brinner e Matheus, com torção no tornozelo e estiramento leve na coxa, respectivamente, estão vetados.

header fique de olho 2
Nova Iguaçu:
atacante de 1,89m, Leandrão marcou de cabeça o único e decisivo gol na vitória sobre o Olaria e promete dar trabalho à zaga adversária. Ele projeta um duelo com o uruguaio Loco Abreu, que tem características semelhantes no time alvinegro.

Botafogo: homem-surpresa, o volante Renato teve grande atuação diante do Resende, no último domingo. Exibindo ótima forma física e fôlego, foi decisivo nas assistências, partindo de trás com velocidade e errando poucos passes. Sua cobertura e ocupação de espaços no meio de campo também facilitam o trabalho defensivo.

header o que eles disseram

Leonardo Condé, técnico do Nova Iguaçu: “O Botafogo tem jogadores de qualidade, mas acho que o principal ponto forte é o conjunto. Mantiveram a base do Brasileiro e têm algumas peças interessantes, como Loco Abreu no pivô, o Renato de trás chegando como um falso-volante, o Andrezinho que estreou muito bem. Nossa equipe conseguiu imprimir um bom ritmo mesmo jogando fora de casa na estreia. É isso que procuraremos: quando estivermos sem a bola, atenção na marcação e neutralzar os pontos fortes, e quando tivermos a bola, criar dificuldades" 

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Vimos o primeiro jogo deles, é um time jovem, bem organizado, de muito bom nível. Parecido com ano passado. Assisti a alguns jogos, como contra o Flamengo, quando jogaram bem. Nossa expectativa é de um jogo muito duro, mas espero uma progressão da equipe para nos aproximarmos do ideal. Minhas preocupações são também como o horário do jogo, já que em Bangu faz muito calor, e com o estado do gramado"
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* No histórico geral do confronto entre as duas equipes pelo Carioca são um total três jogos, com duas vitórias para o Alvinegro, um empate e nenhuma vitória para o time da Baixada Fluminense. O Botafogo já marcou oito gols em cima do Nova Iguaçu, sendo seis deles na goleada por 6 a 2 no estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos, no dia 8 de agosto de 2007.

* O Nova Iguaçu nunca conseguiu duas vitórias seguidas na Primeira Divisão. Agora, tenta nova chance para começar este Carioca com o pé direito. Ano passado, em sua segunda participação, foi o nono colocado no geral, surpreendendo a muitos com grandes momentos.

* A última derrota do Botafogo diante de uma equipe de menor expressão no Carioca foi na 4ª rodada do campeonato de 2009, quando o Glorioso perdeu para o Volta Redonda por 2 a 1, no Engenhão. O Nova Iguaçu conquistou duas vitórias em confrontos contra os ¨grandes¨ ao longo de suas quatro participações na competição. A última delas foi em 2011, quando derrotou o Vasco por 3 a 2. 

* Nos últimos 10 anos, o Botafogo jogou apenas três vezes em Moça Bonita e não venceu nenhuma das partidas. Foram dois empates em 2002 e uma derrota no ano seguinte.
 
header último confronto v2

O encontro mais recente entre Botafogo e Nova Iguaçu foi no dia 9 de março de 2011, em Volta Redonda, pelo Carioca. O Alvinegro, então orientado por Joel Santana, levou a melhor ao vencer o jogo por 1 a 0, já pela Taça Rio. Éverton foi o autor do único gol, marcado logo no início da partida.