Total de visualizações de página

Prêmio Friedenreich 2012: Túlio Maravilha começa com a corda toda

Folclórico atacante vem brilhando pelo CSE. André Cassaco (Horizonte) e Rafael Paty (Cametá) lideram a primeira parcial de artilheiros da temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
André Cassaco (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário.) 
André Cassaco, do Horizonte, é artilheiro do Brasil
em 2012 (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário.)
 
Foi dada a largada para o Prêmio Friedenreich de 2012 - que lista os principais goleadores da temporada no futebol brasileiro. E a disputa deste ano promete ser ainda mais acirrada com os craques Luís Fabiano (São Paulo) e Adriano (Corinthians) começando a temporada no país. Neste primeiro mês, jogadores de clubes de menor expressão têm tido destaque. Com quatro gols cada, André Cassaco (Horizonte-CE) e Rafael Paty (Cametá-PA) são os líderes até o momento.

Mais 11 atletas vêm logo abaixo com três gols. Um deles é o folclórico atacante Túlio Maravilha. Apesar de ter começado o ano no Bonsucesso-RJ, o artilheiro acertou com o CSE e vem tendo sucesso imediato no clube alagoano. A média de um gol por partida tem ajudado no sonho para chegar aos mil (segundo as contas de Túlio, faltam 22 para a marca).

tulio maravilha cse (Foto: Felipe Araújo/Primeira Edição) 
 
Túlio Maravilha se adaptou rapidamente ao futebol alagoano (Foto: Felipe Araújo/Primeira Edição)
 
Outro jogador conhecido que teve um excelente início de 2012 foi o baixinho Clodoaldo, que ganhou notoriedade em 2003, quando defendia o Fortaleza. Agora, pelo Juazeirense-BA, o atacante já marcou três vezes em duas partidas e deixou a sua equipe na terceira colocação do Campeonato Baiano.

Contando somente jogadores de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, quem aparece com força para esta temporada é o atacante Neto Baiano. Ele marcou três vezes na goleada do Vitória por 6 a 1 e já faz planos para faturar a artilharia do estadual.

- Quero ser o artilheiro do Campeonato Baiano e levar o Vitória para o lugar que ele merece: ser campeão baiano e subir para a Primeira Divisão - declarou.

Neto Baiano gol Vitória (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado) 
 
Neto Baiano é a esperança de gols do Vitória neste ano (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)
 
Vencedor do prêmio no ano passado com 38 gols, o atacante Leandro Damião fará a sua estreia oficial neste ano na quarta-feira. O Internacional, clube da camisa 9, inicia a sua caminhada pelo tricampeonato da Libertadores contra o Once Caldas-COL, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Friedenreich: a primeira divisão de cada estadual, as Séries A a D do Brasileiro, a Libertadores, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Confira a primeira parcial de artilheiros desta temporada:


premio_friedenreich 2 (Foto: arte esporte)
 
O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO


Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES


2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), 38 gols 

montagem Leandro Damião Neymar Jonas Tardelli Keirrison artilheiros (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)