Total de visualizações de página

Nadal discute com árbitro brasileiro, vira jogão e vai à semi contra Federer

A um ponto de ficar atrás por 2 sets a 0, número 2 do mundo sai de buraco,
derrota Tomas Berdych em 4h16m e segue vivo no Australian Open

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália
 
No primeiro set, uma discussão com árbitro brasileiro Carlos Bernardes. No segundo, um set point de um inspirado Tomas Berdych. Rafael Nadal superou os nervos, o rival e, depois de 4h16m, garantiu uma suada vaga nas semifinais do Australian Open. O triunfo por 6/7(5), 7/6(6), 6/4 e 6/3, colocará o atual número 2 do mundo em um raro confronto com Roger Federer antes da decisão de um Grand Slam.

Rafael Nadal tênis Australian Open quartas  (Foto: Reuters) 
 
Rafael Nadal vibra intensamente com um de seus 57 winners na partida (Foto: Reuters)
 
Nadal e Federer já se enfrentaram 26 vezes na carreira, mas uma semifinal em um Grand Slam é coisa rara. Como ambos se revezaram nos postos de número 1 e 2 do mundo pela maior parte dos últimos cinco anos, espanhol e suíço praticamente só se encontraram em decisões. A única semifinal de grande porte entre eles foi há mais de seis anos, em Roland Garros/2005. Nadal venceu e, dois dias depois, foi campeão do torneio.

Polêmicas com árbitro em momentos decisivos

O jogo entre Nadal e Berdych ganhou drama no 12º game, com Nadal sacando em 5/6. Após um par de devoluções excelentes de Berdych, o espanhol se viu diante de três set points seguidos. O tcheco teve uma bola fácil logo no primeiro set point, mas afundou uma direita na rede. No segundo, um rali de 29 golpes, sempre com Berdych no ataque, acabou com um contra-ataque lindo de Nadal, que teve de defender várias bolas complicadas. O número 2 ainda se salvou de dois outros set points com ótimos saques e, em seguida, forçou o tie-break.

Rafael Nadal tênis Australian Open quartas Carlos Bernardes (Foto: Reuters) 
Nadal se desepera ao não poder ver o replay
durante o tie-break do primeiro set (Foto: Reuters)
 
O tie-break trouxe mais emoção e polêmica. Com o placar em 5/5, uma bola de Berdych que quicou fora causou polêmica. Nadal, após devolvê-la, ficou esperando que o juiz de linha marcasse fora, mas o oficial deu bola boa, e Berdych rebateu. O espanhol começou a correr na direção da bola, mas desistiu e pediu o replay. O árbitro brasileiro Carlos Bernardes disse que Nadal demorou a pedir o recurso eletrônico e não concedeu o benefício, dando o ponto ao tcheco. Com o set point, Berdych disparou um ace e fechou o set.

Clique aqui e confira no blog Saque e Voleio o vídeo da discussão


A segunda parcial teve mais polêmicas envolvendo marcações. Sacando em 5/3 e 15/30, Nadal fez um bom saque, que Berdych não conseguiu devolver. Um juiz de linha, porém, deu bola fora. Quando o replay confirmou que a bola tocou na linha, Carlos Bernardes ordenou que o ponto fosse disputado novamente. Nadal perdeu o ponto e, em vez de 30/30, o placar ficou em 15/40. Berdych converteu o segundo break point e finalmente conseguiu sua primeira quebra.

O número 2 ainda conseguiu um set point no 12º game, mas Berdych encaixou um bom saque e matou o ponto junto à rede. O segundo tie-break foi tão emocionante e parelho quanto o primeiro. O tcheco foi o primeiro a conseguir um set point, mas subiu à rede e errou um voleio. Berdych, então, errou duas direitas consecutivas, e o jogo ficou empatado em 1 set a 1.
O tcheco não se mostrou abalado e começou o terceiro set acertando outras ótimas devoluções e quebrando o saque de Nadal, mas não conseguiu manter o ritmo. Aos poucos, o espanhol melhorava na devolução e, ao mesmo tempo, Berdych perdia precisão do fundo de quadra. O número 2, que perdia por 2/0, quebrou o rival duas vezes seguidas, fez 4/2 e tomou controle. Sem ser ameaçado, manteve a frente até fechar em 6/4.

Outro golpe forte do espanhol veio já no primeiro game do quarto set. Na defensiva e muito atrás da linha de fundo, Nadal achou uma paralela de esquerda para quebrar o saque de Berdych. Vencendo, mas sendo pressionado no sexto game, o número 2 do mundo reclamou outra vez do árbitro brasileiro. No lance em questão, um break point, Berdych devolveu um saque para fora, mas pediu o replay, argumentando que o serviço do espanhol havia saído. Nadal argumentou que era tarde para a solicitação do recurso, já que o tcheco só se manifestou quando viu que sua bola tinha saído, mas Carlos Bernardes concedeu o replay.

Nadal teve de repetir o saque - o primeiro tinha mesmo saído -, mas salvou os dois break points e se manteve na dianteira. Berdych passou aperto no quinto e no sétimo games, mas seguiu lutando. No nono, porém, ele finalmente cedeu. Com uma bela devolução de Nadal, o tcheco perdeu outro saque e o jogo.