Total de visualizações de página

Botafogo transforma estudantes em guias e faz tour pela sede do clube

Jovens botafoguenses são treinados e trabalham como guias em visitas pelo palacete histórico localizado em General Severiano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro



 O departamento de marketing do Botafogo continua inovando, sua mais recente criação é o Projeto Manequinho. Os Manequinhos são estudantes botafoguenses que conduzem o torcedor em visitas guiadas pela sede alvinegra de General Severiano.

Os Manequinhos foram assim batizados em homenagem a um dos maiores símbolos do Botafogo - a estátua do Manequinho, que fica em frente ao palacete da sede do clube. A estátua é uma réplica do Maneken Pis, obra que, originalmente, está em Bruxelas, na Bélgica.

Os guias são jovens aprendizes treinados e qualificados pelo clube, que recebem salários, benefícios e um curso técnico de Administração. João Luiz, Lucas, Victor Hugo e Luiz tem entre 14 e 17 anos e são os responsáveis pelo tour. Eles têm na ponta da língua todas as histórias do clube e apresentam os detalhes para os visitantes.

O passeio inclui o salão nobre, sala de troféus, o Memorial dos Fundadores, o Túnel do Tempo, sala de musculação, refeitório e dormitório e até o vestiário é visitado em dias sem treino no CT João Saldanha. Aberto há vinte dias, o tour já atraiu mais de quinhentos visitantes do Brasil e do exterior.

- Recebemos visitantes da Argélia, China. E dos países mais próximos, como o Uruguai. Já teve também da Inglaterra – conta João, de 16 anos.

Uma das visitantes, a botafoguense Júlia, de Juiz de Fora ficou emocionada de sentar na sala das entrevistas coletivas dos jogadores botafoguenses

- É uma sensação maravilhosa. Desde pequenininha que sou botafoguense mesmo, estou feliz demais da conta – conta a mineira Julia.

As visitas acontecem de 9h às 18h30h e os preços são populares. O plano Alvinegro custa apenas três reais, já o plano Glorioso custa só cinco reais e oferece a visita completa para o torcedor da estrela solitária se aprofundar na história e nas glórias do clube.