Total de visualizações de página

Loco Abreu é protagonista, e Botafogo passa com sufoco por primeiro teste

Com dois gols do atacante, time do estreante Oswaldo de Oliveira larga no Campeonato Carioca com vitória por 3 a 1 sobre o Resende, no Engenhão

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Não foi com tanto estilo ou mesmo sobras, mas o Botafogo passou no primeiro teste oficial de 2012, em sua largada no Campeonato Carioca, e tirou um peso dos ombros. Após virar o primeiro tempo com o alerta ligado, o time do debutante Oswaldo de Oliveira conseguiu derrotar, com suor, o Resende por 3 a 1, na noite deste domingo, no Engenhão. Para isso, contou com a contribuição decisiva e protagonista de Loco Abreu, que fez dois gols, perdeu um pênalti e quase marcou contra.

Maicosuel foi o autor do segundo do Alvinegro, já na metade da segunda etapa, e Emerson, de falta, colocou 1 a 1 no placar pouco antes do intervalo. Outro estreante, Andrezinho se mostrou esforçado e apareceu na maioria dos lances de ataque, mas não teve grande desempenho. Foi substituído por Felipe Menezes aos 34 minutos do segundo tempo.
O resultado deixa o Glorioso em segundo lugar no Grupo A da Taça Guanabara, com a mesma pontuação de Flamengo, Madureira e Nova Iguaçu, mas perdendo para o arquirrival no critério de saldo de gols (dois contra quatro). O Engenhão recebeu público tímido: 6.148 pagantes (8.238 presentes), com uma renda de R$ 101.730.

O adversário da próxima rodada será o Nova Iguaçu, às 17h de domingo, no Raulino de Oliveira. O Resende tenta a reabilitação frente ao Olaria no Estádio do Trabalhador, no mesmo horário.

Loco Abreu gol Botafogo (Foto: Fernando Soutello / AGIF) 
 
Loco Abreu comemora um de seus gols na vitória sobre o Resende (Foto: Fernando Soutello / AGIF)
 
Botafogo começa em ritmo veloz e pela esquerda
Para não ficar para trás em relação aos principais concorrentes, que ganharam na primeira rodada, o Botafogo pareceu ter entrado disposto a resolver logo o jogo. Em ritmo mais veloz do que o Resende, explorava principalmente o lado esquerdo, provando a confiança depositada no contestado Márcio Azevedo, um dos que começaram a mil por hora. O lateral criou, inclusive, a primeira grande chance, ao acertar as duas traves em potente chute da entrada da área, aos quatro minutos.

Havia espaço no miolo de zaga norte-fluminense, e Elkeson e Loco Abreu também estiveram perto de abrir o placar. Mais calmo, o Resende passou a colocar a bola no chão, passado o início, e equilibrou o duelo. A essa altura, o Botafogo reduziu seu ímpeto inicial e mostrou mais dificuldades de se impor, errando passes no meio de campo. A criatividade do visitante ficava por conta do entrosamento entre o ágil trio ofensivo, com Marcel, Hiroshi e Elias, e Marcelo Regis adiantado, no comando de ataque.

A maior qualidade técnica, no entanto, prevaleceu no pênalti em cima de Andrezinho, aos 24 minutos. O meia entrou livre e foi derrubado pelo argentino Facundo Gomez depois de corta-luz de Maicosuel e Loco. Na cobrança, o ídolo uruguaio desperdiçou ao buscar o canto esquerdo de Mauro, que defendeu. Nada de cavadinha desta vez. Mesmo com o baque, a torcida alvinegra, presente em número pequeno no estádio, deu força a seu centroavante.

Mas não demorou para que novas oportunidades surgissem. Dono do jogo na metade final da etapa, Renato acertou uma bomba no travessão e, em seguida, tabelou com Andrezinho para redimir Loco Abreu, deixando-o de frente para o gol, sozinho. Foi só concluir, de cabeça, aos 28, para aliviar a pressão da estreia. Mais solto, o Botafogo passou a ganhar aplausos do estreante Oswaldo de Olivera na beira do campo - ainda que a velocidade pelas laterais tenha sido esquecida por um período. A insistência era nas jogadas pelo meio, e poucas davam certo.

Sem ritmo e desgastado, depois dos 35 minutos, o Alvinegro ofereceu espaços ao Resende, cuja pré-temporada durou dois meses. Com a partida esfriando, o visitante gostou do novo panorama, arriscou mais e arrancou o empate aos 43, por meio de Emerson, em falta desviada no meio do caminho. Foi um banho de água fria nos botafoguenses, que saíram para o intervalo irritados com o número de chances perdidas, que agora faziam falta.

Maicosuel aproveita falha do goleiro para desempatar, e time embala
Sem alterações, o segundo tempo tinha uma proposta clara: com o resultado que queria, o Resende recuou e investiu nos contra-ataques. Durante alguns minutos, foi o Botafogo que controlou as ações, mas rodando a bola sem causar perigo. Já os comandados de Paulo Campos assustaram muito em um bate e rebate na área, em que Loco Abreu quase fez contra.
Quando o cenário começava a complicar, e os alvinegros presentes demonstravam a velha impaciência com a qual terminaram o ano passado, o goleiro Mauro deu uma ajudinha, largando a bola oriunda de um cruzamento nos pés de Maicosuel, que desempatou o marcador aos 23.

O time aproveitou o embalo e, já no ataque seguinte, praticamente resolveu a situação, com mais um de Loco, após cruzamento de Herrera, que entrara havia pouco: 3 a 1 e alegria geral na arquibancada. O gol deu a tranquilidade necessária para o dono da casa tocar a bola, sempre sob a batuta de Renato e Andrezinho, ovacionado ao sair para a entrada de Felipe Menezes.

Daí em diante, houve raras ações efetivas. O técnico do Resende mexeu, três vezes em uma só tacada, aos 40 minutos. Mas já não dava mais tempo. Próximo dos acréscimos, Loco Abreu ainda quase deixou o seu terceiro, em belíssima jogada na área, com direito a balão no zagueiro, para a loucura da torcida e também para provar que a noite era só sua, para o bem ou para o mal. Vitória suada, mas importante para largar na frente.