Total de visualizações de página

Os planos de Andrés Sanchez na Seleção

Brasil disputará amistosos contra Bósnia, Dinamarca, EUA, México e Argentina com Seleção Principal 

- Foto: Rafael Ribeiro

Com o entusiasmo de quem acabou de assumir uma nova função, o diretor de Seleções da CBF, Andrés Sanchez, começou o ano cheio de trabalho pela frente. 2012 é ano de Olimpíadas e de muitos amistosos para a Seleção Principal, que já tem o seu calendário do primeiro semestre definido. Cinco partidas estão confirmadas até junho: Bósnia (dia 28 de fevereiro, na Suiça), Dinamarca (dia 26 de maio, em Hamburgo, Alemanha), Estados Unidos (30 ou 31 de maio, em Boston ou Washington), México (3 de junho, em Dallas) e Argentina (dia 9 de maio, em New Jersey).

Desde o momento em que assumiu seu cargo na CBF, Andrés se reuniu com o técnico Mano Menezes e frequentemente com o administrador da Seleção Principal, Guilherme Ribeiro. Em pauta assuntos como o projeto olímpico, a preparação para 2014 e também os rumos das seleções de base e feminina.

Projeto Olímpico
- É um projeto muito importante para este ano. A medalha de ouro dos Jogos Olímpicos é uma conquista inédita e nós vamos em busca dela. Seria um título para dar a confiança de que o trabalho está indo no caminho certo.

Amistosos da Seleção em junho
- Apesar da proximidade das Olimpíadas, os amistosos de junho são da Seleção Principal. Eu e o Mano Menezes já conversamos sobre isso e o que ficou acertado é que a prioridade é preparar o time para a Copa do Mundo. Embora a nossa Seleção seja repleta de jogadores com idade olímpica, nas partidas contra Estados Unidos, México e Argentina, assim como já terá ocorrido contra Bósnia e Dinamarca, quem joga é a Principal.

Preparação para a Copa do Mundo do Brasil 2014
- Eu e o Mano Menezes temos conversado bastante sobre isso e chegamos a um consenso de que a fase de testes já chegou ao fim. Está na hora de começarmos a definir o time que brigará pelo título mundial em casa. Em 2013 já teremos uma Copa das Confederações pela frente e é importante que desde já nós tenhamos uma equipe formada e preparada.

Seleção Feminina em 2012
- A Seleção Feminina tem um ano cheio em 2012. A CBF dá todo o apoio para as equipes Principal e de base, com estrutura de comissão técnica idêntica às das seleções masculinas, mas até agora, infelizmente, não houve retorno com um título de expressão. Mas o planejamento e o investimento estão sendo feitos de maneira adequada para que isso aconteça neste ano, com a conquista da inédita medalha de ouro.

- Na base feminina, a Sub-20 está disputando o Sul-Americano, em Curitiba, e a Sub-17 disputará a mesma competição no Peru, ainda sem data definida. Teremos ainda a disputa dos Mundiais nas duas categorias, que acontecem no final do ano.

Já a Principal, que também vai lutar pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, está sendo tratada com todo o cuidado. No momento, as meninas estão concentradas na Granja Comary se preparando para a disputa. Até o início dos jogos nós teremos uma convocação para treinamentos por mês da Seleção Feminina e ainda quatro amistosos, contra Estados Unidos, Japão, França e Portugal.