Total de visualizações de página

Cabañas volta ao futebol dois anos após levar tiro na cabeça

Liberado pelos médicos, paraguaio acerta com 12 de Octubre, onde iniciou a carreira


Cabañas acena ao chegar para sua apresentação oficial como jogador do 12 de Octubre
Foto: JORGE ADORNO / REUTERS
Cabañas acena ao chegar para sua apresentação oficial como jogador do 12 de Octubre JORGE ADORNO / REUTERS
Quase dois anos após levar um tiro na cabeça e ficar à beira da morte, o atacante paraguaio Salvador Cabañas pode se considerar novamente um jogador de futebol. Na última terça-feira, ele recebeu alta médica e foi liberado para retornar aos gramados. E para o recomeço, o antigo dono da camisa 10 da seleção paraguaia escolheu o 12 de Octubre, clube da cididade de Itauguá onde iniciou a carreira em 1998 e que hoje disputa a segunda divisão do país. Cabañas foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira, e não escondou a felicidade:

- Jogar futebol é o que eu mais quero. Estou muito bem, é muito lindo recordar os velhos tempos, quando comecei, muito jovem, com 15 anos. A qualquer momento estarei outra vez em campo - afirmou o jogador, ainda sem previsão para a estreia, de acordo com o jornal paraguaio ‘Ultima Hora’.

- Para nós é uma injeção de ânimo grande contar com Cabañas, não apenas como jogador mas também como ser humano, como companheiro. Realmente, ele é um exemplo de vida - havia dito na véspera o presidente do 12 de Octubre, Luís Salinas, segundo o jornal paraguaio 'Crónica'.

Cabañas ficou famoso no Brasil depois de ser o protagonista da eliminação do Flamengo nas oitavas de final da Libertadores de 2008. Jogando pelo América do México, ele fez dois gols - o primeiro e o terceiro - na vitória por 3 a 0 sobre o rubro-negro, no Maracanã. Nas quartas, Cabañas também ajudou com seus gols a eliminar o Santos. Ainda em 2008, ele voltou a brilhar contra brasileiros, dessa vez pela seleção paraguaia, ao fazer um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o Brasil em Assunção, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul.

Titular absoluto da equipe nacional, Cabañas era nome certo na Copa de 2010, mas teve sua trajetória interrompida por um tiro disparado à queima-roupa no banheiro de um bar da Cidade do México, no dia 25 de janeiro. O atacante nunca teve a bala retirada do cérebro, já que os médicos entenderam que a cirurgia envolvia um risco muito grande, devido à localização do projétil.

Fora de risco, Cabañas passou a lutar pelo sonho de retornar os gramados, uma possibilidade sempre considerada muito remota. Ano passado, como parte do seu processo de recuperação, ele passou a treinar no Libertad, um dos principais clubes do Paraguai. Recentemente, disputou um amistoso entre o Paraguai e o América do México em sua homenagem.
Agora, ele se prepara para se sentir novamente um jogador profissional. Aos 31 anos, recomeçando a carreira, Cabañas ainda não sabe como será esta nova etapa. Mas sua família já comemora como uma vitória.

- Ele está muito emocionado porque enfim vai retomar sua carreira. À noite, não conseguiu dormir de tão emocionado, e ainda por cima voltará ao lugar onde nasceu para o futebol. Mas não queremos criar muitas expectativas, porque ele deve começar de baixo nesta volta ao futebol - afirmou a mulher de Cabañas, María Lorgia Alonso, ao anunciar o acordo com o 12 de Octubre, de acordo com o jornal paraguaio ‘ABC Digital’.

Ela admitiu que, apesar da felicidade, ainda há algum receio sobre a saúde do jogador, principalmente por ele ainda ter a bala alojada no crânio.

- Obviamente há riscos, como com qualquer jogador, e me dá um pouco de medo que cabeceie ou sofra um golpe (na cabeça), mas ele vai estar apoiado por um grupo médico. Ainda há coisas que ele tem dificuldade para fazer, mas isso vai melhorar com o treinamento - afirmou ela.