Total de visualizações de página

Rola a bola: fim de semana terá 15 estaduais em andamento

Dez campeonatos terão disputa da primeira rodada no sábado ou domingo, incluindo Carioca e Paulista. Veja todos os participantes e regulamentos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Depois do período de férias e pré-temporada, os estaduais começam a atrair a atenção dos torcedores. Neste fim de semana, dez dos 26 campeonatos terão a disputa da primeira rodada - incluindo o Gaúcho, que antecipou uma partida do Inter para a última quarta-feira. Além do Rio Grande do Sul, a bola rola em Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
 
O Paraense foi o primeiro a começar, em 14 de janeiro. Três dias depois, também tiveram início outros quatro: 

Pernambucano, Potiguar, Baiano e Cearense. Ainda janeiro, os campeonatos de Amazonas, Minas Gerais e Sergipe também abrem os trabalhos. No mês de fevereiro, será a vez de Brasília, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Em alguns estados, os torcedores terão de esperar um pouco mais para assistir a seus times. Os campeonatos no Acre e em Rondônia estão programados para março. Já Piauí e Roraima vivem situação complicada. Com times atravessando problemas financeiros, os estaduais sequer têm data para começar.

Confira abaixo um panorama dos estaduais.

ALAGOANO
Início: neste sábado.
Times participantes: ASA, CEO, Corinthians-AL, Coruripe, CRB, CSA, CSE, Murici, Penedense e Sport Atalaia.
Atual campeão: ASA.
Times que subiram: CEO e Penedense.

Regulamento: as dez equipes disputam dois turnos. Tanto no primeiro quanto no segundo turno, todos jogam contra todos, classificando quatro times para as semifinais. Semifinais e final de turno são disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação durante a fase de classificação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) confronto direto; 4) mais gols pró ; 5) sorteio. Ao final dos dois turnos, os dois times com as piores campanhas serão rebaixados. Os vencedores de cada turno disputam a final em duas partidas. Se um mesmo time ganhar os dois turnos, conquista o título estadual de forma antecipada. Confira a tabela completa.

AMAZONENSE
Início:
em 28 de janeiro.
Times participantes: CDC Manicoré, Fast, Holanda, Iranduba, Nacional, Operário, Penarol, Princesa do Solimões, Rio Negro e São Raimundo.
Atual campeão: Penarol (bicampeão).
Times que subiram: CDC Manicoré, Iranduba e Holanda.

Regulamento: as dez equipes disputam dois turnos. Tanto no primeiro quanto no segundo turno, todos jogam contra todos, classificando quatro times para as semifinais. Semifinais e final de turno são disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação durante a fase de classificação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Ao final dos dois turnos, os dois times com as piores campanhas serão rebaixados. Os vencedores de cada turno disputam a final em duas partidas. Se um mesmo time ganhar os dois turnos, conquista o título estadual de forma antecipada. Confira a tabela completa.

Gabriel, Bahia x Atlético-BA (Foto: Felipe Oliveira/Agência Estado) 
Bahia estreou com empate por 3 a 3 com Atlético
(Foto: Felipe Oliveira/Agência Estado)
 
BAHIA
Início: em 18 de janeiro; vai para a sua segunda rodada.
Times participantes: Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Camaçari, Feirense, Fluminense de Feira, Itabuna, Juazeirense, Juazeiro, Serrano, Vitória e Vitória da Conquista.
Atual campeão: Bahia de Feira.
Times que subiram: Itabuna e Juazeirense.

Regulamento: as 12 equipes se enfrentam em turno e returno, sendo que os quatro primeiros avançam para as semifinais e os dois últimos são rebaixados à Segunda Divisão. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate nas fases de grupo são: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) vonfronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio. Semifinais e final são jogadas em partidas de ida e volta para se apurar os finalistas e o campeão. Confira a tabela completa.

BRASILIENSE
Início: 12 de fevereiro.
Times participantes: Atlético Ceilandense, Botafogo-DF, Brasília, Brasiliense, Brazlândia, Capital, Ceilândia, Formosa, Gama, Legião, Luziânia e Sobradinho.
Atual campeão: Brasiliense.
Times que subiram: Brazlândia, Capital, Legião, Luziânia e Sobradinho.
Regulamento: ainda não foi definido pela Federação Brasiliense de Futebol.

CAPIXABA
Início: neste sábado.
Times participantes: Aracruz, Colatina, Conilon, ES de Anchieta, Linhares, Real Noroeste, Rio Branco, São Mateus, Serra, Vitória-ES.
Atual campeão: São Mateus.
Times que subiram: Conilon e Real Noroeste.

Regulamento: as dez equipes se enfrentam em turno e returno na primeira fase, sendo que os quatro primeiros avançam às semifinais e os dois últimos são rebaixados. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio. Semifinais e final são jogadas em partidas de ida e volta para se saber os finalistas e o campeão. 


CARIOCA
Início:
neste sábado.
Times participantes: Americano, Bangu, Boavista, Bonsucesso, Botafogo, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Olaria, Resende, Vasco e Volta Redonda.
Atual campeão: Flamengo.
Times que subiram: Bonsucesso e Friburguense.

Regulamento: os 16 times se dividem em dois grupos e em dois turnos. No primeiro, os clubes jogam dentro de cada chave, e no segundo os de um grupo enfrentam os do outro, classificando-se os dois melhores de cada para as semifinais. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate nas fases de grupo são: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos e amarelos; 5) sorteio. Jogos mata-mata de cada turno serão sempre em partidas únicas, e em caso de empate a decisão será em cobranças de pênaltis. As duas equipes com piores campanhas nos dois turnos, com exceção das finalistas, caem para a Segunda Divisão. Os campeões da cada turno decidem o título em dois jogos, e persistindo o empate em pontos e saldo de gols haverá decisão por cobranças de pênaltis. Confira a tabela completa.

CATARINENSE
Início:
neste sábado.
Times participantes: Atlético Ibirama, Avaí, Brusque, Camboriú, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Joinville, Marcílio Dias e Metropolitano.
Atual campeão: Chapecoense.
Times que subiram: Atlético Ibirama e Camboriú.

Regulamento: Os dez times se enfrentam em dois turnos. O campeão de cada turno e mais duas equipes por índice técnico garantem vagas para as semifinais. Se uma equipe vencer os dois turnos, um terceiro time se classifica para a semi por índice técnico. As duas equipes com piores campanhas nos dois turnos caem para a Segunda Divisão. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate nas fases de grupo são: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio. Semifinais e final são jogadas no sistema mata-mata empartidas de ida e volta. Confira a tabela completa.

Ceará x Trairiense pela 1ª rodada do Campeonato Cearense de 2012 (Foto: LC Moreira/Agência Estado) 
Na primeira rodada, Ceará bateu o Trairiense por
2 a 1 (Foto: LC Moreira/Agência Estado)
 
CEARENSE
Início: em 18 de janeiro; vai para a sua segunda rodada.
Times participantes: Ceará, Crateús, Crato, Ferroviário, Fortaleza, Guarani de Juazeiro, Guarany de Sobral, Horizonte, Icasa, Itapipoca, Tiradentes e Trairiense.
Atual campeão: Ceará.
Times que subiram: Crateús e Trairiense.

Regulamento: As 12 equipes se enfrentam em turno e returno, sendo que os quatro primeiros avançam para as semifinais e os três últimos são rebaixados à Segunda Divisão. Em caso de empate na pontuação durante a primeira fase, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Semifinais e final serão disputadas em partidas de ida e volta para se apurar os finalistas e o campeão estadual. Na fase mata-mata, são considerados os critérios: 1) saldo de gols no confronto; 2) mais gols fora de casa no confronto; 3) soma de pontos nas fases anteriores. Confira a tabela completa.

GAÚCHO
Início:
neste sábado (a partida Avenida 0 x 1 Internacional, antecipada da quarta rodada, foi disputada na última quarta-feira).
Times participantes: Avenida, Canoas, Caxias, Cerâmica, Cruzeiro-RS, Grêmio, Inter, Juventude, Lajeadense, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Cruz, São José, São Luiz, Veranópolis e Ypiranga.
Atual campeão: Inter.
Times que subiram: Avenida e Cerâmica.

Regulamento: os 16 times se dividem em dois grupos e dois turnos independentes. No primeiro, os clubes jogam contra os da outra chave e, no segundo, dentro de cada grupo. Classificam-se os quatro melhores de cada para as quartas de final. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate nas fases de grupo são: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio. Jogos mata-mata de cada turno serão sempre em partidas únicas, e em caso de empate a decisão será em cobranças de pênaltis. As duas equipes com piores campanhas nos dois turnos, com exceção das finalistas, caem para a Segunda Divisão. Os campeões da cada turno decidem o título em dois jogos, e, persistindo o empate em pontos e saldo de gols, haverá decisão por cobranças de pênaltis. Confira a tabela completa.

GOIANO
Início: neste sábado.
Times participantes: Anapolina, Aparecidense, Atlético-GO, Crac, Goianésia, Goiás, Itumbiara, Morrinhos, Rio Verde e Vila Nova.
Atual campeão: Atlético-GO (bicampeão).
Times que subiram: Itumbiara e Rio Verde.

Regulamento: as dez equipes se enfrentam em turno e returno na primeira fase, classificando quatro times para as semifinais e rebaixando os dois últimos para a Segunda Divisão. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio. Semifinais e final serão disputada em jogos de ida e volta para apurar os finalistas e, posteriormente, o campeão estadual. Confira a tabela completa.

MARANHENSE
Início: neste sábado.
Times participantes: Bacabal, Cordino, Imperatriz, Maranhão, Moto Club, Sabiá, Sampaio Corrêa, Santa Quitéria, São José e Viana.
Atual campeão: Sampaio Corrêa.
Times que subiram: Sabiá e Viana.

Regulamento: as dez equipes disputam dois turnos independentes. Tanto no primeiro quanto no segundo turno, todos jogam contra todos, classificando quatro times para as semifinais. Semifinais e final de turno são disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação durante a fase de classificação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Ao final dos dois turnos, os dois times com as piores campanhas serão rebaixados. Os vencedores de cada turno disputam a final em duas partidas. Se um mesmo time ganhar os dois turnos, conquista o título estadual de forma antecipada. Confira a tabela completa.

MATO-GROSSENSEInício: neste sábado.
Times participantes: Barra do Garças, Crac, Cuiabá, Luverdense, Mixto, Palmeiras-MT, Rondonópolis, Sorriso, União Rondonópolis e Vila Aurora.
Atual campeão: Cuiabá.
Times que subiram: Palmeiras-MT.

Regulamento: as dez equipes se enfrentam em turno e returno na primeira fase, classificando quatro times para as semifinais e rebaixando os dois últimos para a Segunda Divisão. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Semifinais e final serão disputada em jogos de ida e volta para apurar os finalistas e, posteriormente, o campeão estadual de 2012. Confira a tabela completa.

MINEIRO
Início:
29 de janeiro.
Times participantes:
América-MG, América-TO, Atlético-MG, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Democrata-GV, Guarani-MG, Nacional, Tupi-MG, Uberaba e Villa Nova.
Atual campeão: Cruzeiro.
Times que subiram:
Boa Esporte e Nacional.

Regulamento:
as 12 equipes se enfrentam em turno único, classificando-se os quatro melhores para a fase semifinal e os dois últimos sendo rebaixados à Segunda Divisão. Em caso de empate na pontuação nesta etapa inicial, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto. As semifinais e final serão disputadas no sistema mata-mata em jogos de ida e volta para se apurar os finalistas e o campeão. Confira a tabela completa.

PARAENSE
Início: 14 de janeiro; vai para a sua terceira rodada.
Times participantes: Águia de Marabá, Cametá, Independente, Paysandu, Remo, São Francisco, São Raimundo e Tuna Luso.
Atual campeão: Independente.
Times que subiram: São Francisco.

Regulamento: na primeira fase, oito equipes se enfrentam em turno único, e as duas primeiras avançam para a fase principal ao lado de Paysandu, Remo, Águia de Marabá, São Raimundo, Cametá e Independente, os seis melhores do último campeonato. Na segunda fase, as oito equipes se enfrentam em dois turnos independentes, sendo que os quatro melhores passam às semifinais de cada fase, disputadas no sistema mata-mata. Os vencedores de cada turno decidem o título estadual em dois jogos. Os critérios de desempate em caso de igualdade na pontuação nas fases de pontos corridos são os seguintes: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Confira a tabela completa.

PARAIBANO
Início:
5 de fevereiro.
Times participantes:
Auto Esporte, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Esporte, Flamengo-PB, Nacional de Patos, Paraíba, Sousa, Treze.
Atual campeão: Treze (bicampeão).
Times que subiram: Flamengo-PB e Paraíba.

Regulamento: as dez equipes se enfrentam em dois turnos na primeira fase, sendo que os quatro primeiros avançam para a segunda fase e os dois últimos são rebaixados para a Segunda Divisão. O vencedor desta etapa da competição garante uma vaga na decisão do estadual. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) mais gols fora de casa; 5) confronto direto; 6) menos cartões vermelhos; 7) menos cartões amarelos; 8) jogo extra. Na segunda fase, os quatro melhores se enfrentam em jogos de ida e volta com cruzamento olímpico para decidir os finalistas e o vencedor da etapa. Caso uma mesma equipe vença as duas fases, será campeã estadual. Se times diferentes conquistarem cada etapa, será disputada uma final em ida e volta para se apurar o vencedor do campeonato. Confira a tabela completa.

PARANAENSE
Início:
neste domingo.
Times participantes
: Arapongas, Atlético-PR, Cianorte, Corinthians-PR, Coritiba, Iraty, Londrina, Operário, Paranavaí, Rio Branco, Roma e Toledo.
Atual campeão: Coritiba (bicampeão).
Times que subiram:
Londrina e Toledo.

Regulamento:
os 12 times se enfrentam em turno e returno. As duas equipes que fizerem o maior número de pontos em cada turno se enfrentam em dois jogos finais para decidir o campeão. Caso um time vença os dois turnos, fica com o título paranaense. Em caso de empate na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) maior saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio. Confira a tabela completa.

PAULISTA
Início: neste sábado.
Times participantes: Botafogo-SP, Bragantino, Catanduvense, Comercial, Corinthians, Guarani, Guaratinguetá, Ituano, Linense, Mirassol, Mogi Mirim, Oeste, Palmeiras, Paulista, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Caetano, São Paulo e XV de Piracicaba.
Atual campeão: Santos (bicampeão).
Times que subiram: Catanduvense, Comercial-SP, Guarani e XV de Piracicaba.

Regulamento: as 20 equipes se enfrentam na primeira fase em turno único, sendo que os oito primeiros avançam para as quartas de final e os quatro últimos são rebaixados à Segunda Divisão. Quartas e semifinais são disputadas em jogo único, enquanto as finais terão partidas de ida e volta para decidir o campeão estadual. Em caso de igualdade na pontuação da primeira fase são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio. Confira a tabela completa.

Náutico x Petrolina (Foto: Aldo Carneiro) 
Náutico ganhou suas duas partidas, contra
Petrolina (foto) e Porto (Foto: Aldo Carneiro)
 
PERNAMBUCANO
Início: 15 de janeiro; vai para a sua terceira rodada.
Times participantes: América-PE, Araripina, Belo Jardim, Central, Náutico, Petrolina, Porto, Santa Cruz, Salgueiro, Serra Talhada, Sport e Ypiranga.
Atual campeão: Santa Cruz.
Times que subiram: Belo Jardim e Serra Talhada.

Regulamento: as 12 equipes se enfrentam em turno e returno, sendo que os quatro primeiros avançam para as semifinais e os dois últimos são rebaixados à Segunda Divisão. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate nas fases de grupo são: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) confronto direto; 7) sorteio. Semifinais e final são jogadas em partidas de ida e volta para se apurar os finalistas e o campeão. Confira a tabela completa.

POTIGUAR
Início: 15 de janeiro; vai para a sua terceira rodada.
Times participantes: ABC, Alecrim, América-RN, Assu, Baraúnas, Caicó, Corinthians-RN, Palmeira, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz.
Atual campeão: ABC (bicampeão).
Times que subiram: Caicó.

Regulamento: as dez equipes se enfrentam em dois turnos independentes, sendo que os quatro melhores passam às semifinais de cada fase, disputadas em jogo único no sistema mata-mata. A final de cada turno é disputada em partidas de ida e volta. Os vencedores de cada turno decidem o título estadual em dois jogos. Os critérios de desempate em caso de igualdade na pontuação nas fases de pontos corridos são os seguintes: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Confira a tabela completa.

RONDONIENSE
Início: 18 de março.
Times participantes: Ariquemes, Espigão, Gênus, Ji-Paraná, Moto, Rolim de Moura, União Cacoelense e Vilhena.
Atual campeão: Espigão.
Times que subiram: Ji-Paraná e União Cacoalense.

Regulamento: as oito equipes se enfrentam em dois turnos na primeira fase, sendo que os quatro melhores avançam às semifinais. Havendo igualdade de pontos, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) sorteio. Semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta para se apurar os finalistas e o campeão estadual. Confira a tabela completa.

SERGIPANO
Início:
28 de janeiro.
Times participantes: Confiança, Guarany, Itabaiana, Lagarto, Olímpico, River Plate, São Domingos, Sete de Junho, Socorrense e Sergipe.
Atual campeão:
River Plate (bicampeão).
Times que subiram:
Lagarto e Sete de Junho.

Regulamento:
as dez equipes estão divididas em dois grupos e se enfrentam em duas fases. Na primeira, os times encaram os adversários da outra chave e, na segunda, jogam contra os rivais do próprio grupo, sempre em dois turnos. Em caso de igualdade de pontos nas fases classificatórias, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio. Em ambas as fases, os dois melhores de cada grupo avançam para a semifinal, que será disputada em jogos de ida e volta, assim como a final. A equipe vencedora de cada fase da competição garante uma vaga na final do estadual. Caso um mesmo time vença as duas etapas será o campeão sem necessidade de decisão. Os dois rebaixados serão decididos na soma das duas fases classificatórias. Confira a tabela completa.

SUL-MATO-GROSSENSEInício: 11 de fevereiro.
Times participantes:
Águia Negra, Aquidauanense, Cene, Chapadão, Colorado, Comercial, Itaporã, Ivinhema, Maracaju, Misto, MS Saad, Naviraiense, Sete de Setembro e Urso.
Atual campeão: Cene.
Times que subiram: Colorado e Sete de Setembro.

Regulamento: as 14 associações estão divididas em dois grupos e jogam em dois turnos na primeira fase, sendo que os quatro primeiros de cada chave avançam na competição. Se houver igualdade de pontos, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) média em todo o torneio; 6) sorteio. Quartas, semifinal e final serão disputadas no sistema mata-mata com jogos de ida e volta para apurar quem passa de fase e, por fim, o campeão estadual de 2012. Confira a tabela completa.

TOCANTINENSE
Início: 25 de fevereiro.
Times participantes: Colinas, Guaraí, Gurupi, Interporto, Palmas, Paraíso, Tocantinópolis e Tocantins.
Atual campeão: Gurupi (bicampeão).
Times que subiram: Colinas e Tocantins.

Regulamento: as oito equipes se enfrentam em dois turnos independentes. Tanto no primeiro quanto no segundo, os dois melhores de cada turno se enfrentam numa decisão em dois jogos. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Os vencedores de cada turno decidem o título estadual em duas partidas. Caso um mesmo time vença os dois turnos, o mesmo será declarado campeão estadual. Confira a tabela completa.