Total de visualizações de página

Loco usa máxima de Didi para alertar a equipe sobre os perigos da estreia

Uruguaio lembra que, com torcida, árbitro e três pontos em jogo, a situação é bem diferente e cada um deve assumir a sua responsabilidade em campo

Por Thales Soares Saquarema, RJ
 
Mestre Didi lançou uma máxima do futebol: treino é treino, jogo é jogo. Até hoje, ela segue atual. Nem sempre um time capaz de ter um grande desempenho durante a semana de trabalho consegue render o mesmo quando três pontos estão em jogo e vice-versa. Consciente e inteligente, o uruguaio Loco Abreu segue o seu inverso para alertar o grupo sobre a necessidade de apresentar um bom futebol na estreia do Botafogo no Campeonato Carioca, domingo, às 19h30 (de Brasília), contra o Resende, no Engenhão.

A pré-temporada do Botafogo completará 18 dias de treinamento neste sábado, no Engenhão, véspera da estreia. Tempo suficiente para um time muito parecido com o do ano passado conseguir mostrar um mínimo de entrosamento em campo para conseguir sair com uma vitória que satisfaça sua torcida, depois de um fim de ano com uma sequência de seis jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro.

Loco Abreu no treino do Botafogo (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo) 
 
Loco Abreu exercita a cabeçada, sua especialidade, em treino do Bota (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)
 
- Dá para esperar que a gente ganhe. O teórico está sendo perfeito, mas na prática, com torcida, árbitro e valendo três pontos, cada um deve saber da sua responsabilidade, usando a qualidade individual em nível coletivo, melhorando no dia a dia, pegando confiança mais para frente - afirmou.

Continuidade geral é exaltada


Para a estreia, o Botafogo terá apenas duas mudanças em relação ao time utilizado pelo técnico Caio Júnior em 2011.

Oswaldo de Oliveira colocou Márcio Azevedo na vaga de Cortês, vendido ao São Paulo, e escalou Andrezinho, contratado no fim do ano passado, para substituir o argentino Herrera, barrado. A continuidade do trabalho da diretoria ao campo foi elogiada por Loco Abreu.

- O time hoje tem uma característica, com sequência de jogadores, não só para essa, mas para muitas temporadas. Tem a continuidade da diretoria, reeleita no fim do ano passado e mentalidade de um time, com uma ideologia como clube. Se não for assim, fica uma bagunça, um dia você usa um esquema, no outro, muda. Temos um treinador com uma tática parecida com a do Caio Júnior - comentou Loco, destacando a marcação pressão uma diferença entre eles. - Mas isso é do treinador. Cada um tem um gosto.

O trabalho de Oswaldo tem sido muito elogiado por todos os jogadores. Loco ainda não teve um contato direto com o treinador. Por enquanto, segundo ele, o comandante vem priorizando as conversas em grupo nesse começo de temporada. No entanto, o metódo de passar as informações para os jogadores agradou em cheio.

- Ele está falando muito de uma forma geral. Na preparação para o treino, faz uma prévia em vídeo do que vai acontecer. Assim, não perde tempo no campo explicando. Há uma sequência clara do trabalho e ele vai encaixar os jogadores no sistema que quer - disse Loco, campeão carioca em 2010.