Total de visualizações de página

Pedidos de Oswaldo: explorar bolas paradas e a velocidade pelas pontas

Lateral Lucas revela orientações principais e estilo exigido pelo técnico alvinegroo após atividade secreta de jogadas ensaiadas, no Engenhão

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Maicosuel no treino do Botafogo (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo) 
Maicosuel é uma das armas velozes de Oswaldo
de Oliveira (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)
 
Em menos de 20 dias de trabalho, Oswaldo de Oliveira já identificou algumas das principais características do elenco que tem em mãos e pretende explorá-las. Em cada treino tático ou técnico, não se cansa de orientar o time titular a usar a velocidade como arma. Entre outros segredos, foi isso que o praticou com os jogadores nesta manhã, no Engenhão, quando fechou a atividade para a imprensa. O lateral Lucas resumiu os pedidos do comandante já para a estreia no Campeonato Carioca, contra o Resende, neste domingo.

- Fizemos jogadas ensaiadas, sempre usando a bola parada, uma coisa que ele quer que estejamos bem. Que a marcação seja forte, em cima e que a gente saia rápido nos contra-ataques. Precisamos explorar a velocidade que temos nos lados do campo - ensinou, mostrando estar com a lição de casa feita.

De fato, o estilo de Oswaldo tem ligação direta com o que o sistema ofensivo tem de melhor. Maicosuel e Elkeson são velozes carregando a bola, e os laterais, Lucas e Márcio Azevedo, são leves e gostam de chegar à linha de fundo driblando. Apesar da receita pronta, o receio quanto à preparação do adversário ainda existe no Alvinegro.

- Estreia é sempre difícil, um jogo à parte, e por eles estarem treinando há mais tempo precisamos redobrar a atenção. Nosso grupo se manteve o mesmo praticamente, mas não será fácil - crê.

Lucas no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
 
Lucas sofreu com o calor em Saquarema para suportar o ano (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Lucas também disse que o time está descobrindo pouco a pouco as características do Resende.

- Não conhecemos muito ainda, mas o Oswaldo já passou um primeiro vídeo antes do treino. Vamos observar com cuidado para não sermos surpreendidos.