Total de visualizações de página

O palco principal está pronto

Motivo de chacota entre os jogadores do Brasil em 2011, o gramado do Engenhão passa por reforma e estará tinindo já na abertura do Estadual. Expectativa é de que se torne o melhor gramado do país

O Globo

Gramado do Engenhão foi recuperado após o Campeonato Brasileiro
Foto: Alexandre Cassiano
Gramado do Engenhão foi recuperado após o Campeonato Brasileiro Alexandre Cassiano
RIO - No sábado começa a maratona. Serão cerca de 30 jogos em 82 dias, só contando o Campeonato Carioca. Uma partida a cada quase três dias. Mesmo assim, Sérgio Landau, diretor executivo do Botafogo e administrador do Engenhão, principal palco do futebol do Rio desde o fechamento do Maracanã, em 2010, garante que o novo gramado do estádio está pronto para aguentar o tranco.

Landau afirma que quem for sábado ao Engenhão vai se surpreender com a qualidade do campo de jogo, que em nada lembrará o pasto que no ano passado foi criticado até pelo alvinegro Loco Abreu.

- Há três semanas acreditávamos que o gramado estaria com 70% de sua qualidade máxima para os jogos da primeira rodada do Carioca. Mas, como a chuva parou e o sol reapareceu, afirmo que já no jogo do Flamengo estaremos com 95% do gramado em ótimas condições - garante o dirigente.

Menos jogos este ano
Fechado para reformas desde 10 de dezembro, seis dias após a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, o gramado do Engenhão foi todo nivelado, acabando com pequenas irregularidades que prejudicavam o toque de bola das equipes. Para recuperar o campo, o Botafogo recusou uma série de propostas para uso do estádio. Ou seja, abriu mão de receitas importantes.

Mas o Botafogo não se limitou a recuperar o gramado do Engenhão. Antes mesmo do fim do ano passado, o clube procurou a CBF e a Federação de Futebol do Rio (Ferj) e solicitou que fossem realizados menos jogos no estádio. Também foi pedido que não se realizassem rodadas duplas ou partidas preliminares. Segundo Landau, foi tudo atendido:

- Em 2011, tivemos 98 jogos oficiais no Engenhão. Ao todo, foram 110 partidas. Isso não acontece em nenhum outro estádio do mundo. Não há gramado que resista. Este ano a expectativas é que tenhamos, no máximo, 85 jogos. Se eles não forem em dias seguidos, o gramado vai aguentar sem grandes problemas.

100% em fevereiro
A expectativa é de que o campo do Engenhão esteja em perfeitas condições no fim de fevereiro. Landau tem ido frequentemente ao estádio e está empolgado com a reforma.

- Sempre dou uma caminhada pelo gramado. Depois, subo para a arquibancada para ter uma visão de cima. Depois, volto para ver de perto o que me chamou a atenção lá do alto. O que temos ainda são partes da grama que estão queimadas. Mas o gramado está ótimo - afirma Landau.

E ainda vai melhorar. A partir de março o Botafogo contará com as máquinas de iluminação, compradas na Holanda, que levarão luz a todos os setores do campo. É o mesmo equipamento usado, por exemplo, pelos ingleses em Wembley para compensar a falta de luz solar em alguns pontos do gramado. Ele é operado pela empresa holandesa Stadium Grow Lighting. Um técnico vindo da Holanda vai operar o equipamento, cuja manutenção e operação são bastante caros.

No acordo firmado com o Botafogo, a empresa só receberá pelos serviços se o trabalho tiver êxito. Uma espécie de contrato de risco. Na verdade, os holandeses estão de olho nos estádios que estão sendo construídos para a Copa de 2014. São todos modernos e com cobertura. Ou seja: são 12 potenciais clientes.

- Vamos criar um paradigma com o nosso novo gramado. Os demais clubes terão que nos seguir - prevê um orgulhoso Landau.