Total de visualizações de página

Com obrigação no Carioca, Botafogo recebe o Resende para fechar rodada

No Engenhão, Alvinegro estreia técnico e entende que, com olhos dos rivais voltados para Libertadores, não pode deixar escapar chance neste estadual

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Não faz muito tempo que o Botafogo comemorou seu último título carioca. Foi em 2010, quebrando a sequência de três taças do Flamengo. Ainda assim, pressionado pelas conquistas nacionais recentes dos três grandes rivais, que agora dão prioridade à Libertadores, o elenco alvinegro carrega nas costas uma sensação de obrigação, abraçada por parte dos discursos. E a trajetória para deixar para trás a decepção da temporada passada começa neste domingo, contra o Resende, às 19h30m, no Engenhão, pelo Grupo A.

O duelo de alvinegros, que fecha a primeira rodada, põe frente a frente dois times que pouco mudaram. Fato pouco usual entre os pequenos, o clube norte-fluminense tentará repetir o desempenho de 2011, quando foi sétimo colocado, derrotou o Vasco e quase se classificou para as semifinais da Taça Guanabara. Em General Severiano, o motivo de confiança é não ter problemas de lesão ou inscrição. Assim, o debutante técnico Oswaldo de Oliveira - no clube e na competição - escalará sua força máxima.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere 1 também exibe o jogo, através do sistema pay-per-view. A partida será apitada por Árbitro: Wagner dos Santos Rosa, auxiliado por Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha.


header as escalações 2
Botafogo: embora, para estimular os reservas, Oswaldo de Oliveira tenha dito que a fotografia do time no primeiro jogo nunca é a mesma do último, dificilmente a formação alvinegra ao longo do semestre vai escapar muito desta relação, que estreia no 4-2-3-1: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson, Andrezinho e Maicosuel; Loco Abreu. É bom o torcedor voltar a se acostumar. Apenas Andrezinho é novidade em relação a 2011.
Resende: das cinco contratações do clube para o campeonato, estão entre os titulares o goleiro Mauro, ex-Santos, e o zagueiro argentino Facundo Gomez, ex-Quilmes. A equipe, escalada no 4-4-2, deverá atuar com Mauro; Wellinton, Facundo Gomez, Felipe Machado e Kim; Léo Silva, Emerson, Marcel e Hiroshi; Marcelo Regis e Elias.


quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: não há qualquer restrição no elenco, a não ser Jobson, que só pode entrar em campo partir de março, quando termina sua suspensão.
Resende: o técnico Paulo Campos não tem problemas para escalar a equipe.

header fique de olho 2
Botafogo:
Márcio Azevedo começou 2011 de maneira irregular e logo sumiu. Desta vez, mais maduro, quer corresponder de vez e foi bem na pré-temporada. Tem a missão de substituir Cortês e imprimir velocidade pela esquerda junto a Elkeson.
Resende: o atacante Marcelo Regis, de 29 anos e 1,84m, foi o artilheiro do Resende no Campeonato Carioca de 2011, com cinco gols. O time ficou em sétimo na classificação geral do torneio, e Regis foi um dos seus destaques.

header o que eles disseram

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: “Nossa maior preocupação é que o Resende treina há bem mais tempo que nós. Isso pode ser um problema, mas a qualidade do nosso elenco está aí para ajudar a superar isso. Os jogadores estão entendendo bem o que eu quero, a resposta foi ótima e a chance de vitória é real. Estou otimista”.
Paulo Campos, técnico do Resende: “O grupo sabe da dificuldade que terá contra o Botafogo, mas podemos surpreender. No ano passado, jogamos contra o Vasco logo na primeira partida e conseguimos a vitória (1 a 0). Sendo assim, com aplicação, obediência tática e disposição, temos chance de repetir o resultado e largar bem no campeonato. Será muito difícil já que o Botafogo conta com uma bela equipe e um grande treinador, mas vamos em busca da vitória".

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Nos últimos oito Cariocas, o Botafogo conseguiu sete vitórias na estreia, empatando uma vez (com o Madureira, por 2 a 2, em 2007). Em 2003, perdeu para o Bangu por 2 a 1.
* O Botafogo não perde para um time pequeno no estadual desde a quarta rodada da edição de 2009, quando foi surpreendido pelo Volta Redonda no Engenhão (2 a 1). Em 33 partidas desde então, foram 27 vitórias e seis empates.
* Campeão da Segundona do Rio em 2007, o Resende está na elite pela quinta temporada consecutiva. No ano passado, ficou em sétimo lugar, com uma campanha de seis vitórias (uma delas sobre o Vasco), três empates (incluindo um confronto com o Botafogo) e seis derrotas (duas delas para Flamengo e Fluminense).



header último confronto v2 
 Botafogo e Resende empataram por 1 a 1 em jogo válido pela sexta rodada da Taça Rio do ano passado. Rogério abriu o placar para os visitantes no fim do primeiro tempo, e o zagueiro Antônio Carlos marcou para os botafoguenses após o intervalo. O time, então comandado por Caio Júnior, atuou com Jefferson, Alessandro (Bruno Tiago), Antônio Carlos, Márcio Rozário e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Rodrigo Mancha (Caio), Somália e Everton (Arévalo); Herrera e Loco Abreu.