Total de visualizações de página

Carioca 2012: veja análise dos times que tentarão surpreender os grandes

Pedrinho, Lenny, Somália e Geder são alguns dos nomes conhecidos entre os 12 pequenos, que tentam repetir desempenho do Boavista em 2011

 

Por André Casado e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
 
A partir deste sábado, os coadjuvantes renovam suas esperanças de brilhar em um dos estaduais mais badalados do país. Serão novamente 12 clubes em busca de um lugar ao sol no Rio, querendo desbancar os sempre favoritos Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. O Boavista é o exemplo mais recente de que o sucesso é possível: fez a final de Taça Guanabara em 2011 e terminou o Campeonato Carioca em terceiro.

América e Cabofriense, na Segundona, foram substituídos por Bonsucesso - de volta após 18 anos - e Friburguense, que conseguiu o acesso em um ano trágico para a cidade. Na tentativa de surpreender os grandes, há os que confiam nas categorias de base, como Nova Iguaçu, Olaria e Madureira, e os que apostam na experiência de jogadores acostumados ao Carioca, casos de Bangu, Boavista e Bonsucesso. Os outros mantiveram parte dos times do ano passado e foram buscar reforços desconhecidos em mercados de acesso mais fácil.

O GLOBOESPORTE.COM preparou uma análise de cada um. Confira abaixo.
miniheader_estaduais_americano (Foto: Arte esporte)
Para voltar a incomodar os grandes, o time de Campos remodelou seu elenco e vem treinando há mais de um mês de olho no Carioca. Todos os prováveis titulares são reforços para 2012, ainda que três - Caetano, Wanderson e Diego - estejam retornando ao clube. A ideia é melhorar a oitava posição de 2011 e conquistar uma vaga nas competições nacionais. Para isso, o alçapão do estádio Godofredo Cruz é visto como decisivo. Vencer as partidas contra os pequenos pode levar o Americano a disputar ponto a ponto com os grandes.

Entre os destaques estão o goleiro Marcelo, ex-Corinthians e Atlético-MG, o meia Paulinho, ex-Los Angeles Galaxy (em que atuou com David Beckham), o atacante Tardelly, ex-Goiás, além do veterano meia Pachola, de 36 anos, revelado pelo clube há quase 20. A pré-temporada foi realizada em Campos, e seis jogos-treinos foram disputados: três vitórias (Carapebus, Rio Branco-ES e São João da Barra), um empate (Macaé, único da Série A carioca) e duas derrotas (Sampaio Corrêa-RJ em ambas as vezes). A estreia será contra o Vasco, no domingo.

Time-base: Marcelo, Alex, Ricardo Braz, Adalberto e Márcio Loyola; Caetano, Paulo Vítor, Paulinho e Wanderson; Tardelly e Diego. Técnico: Moacir Júnior.

miniheader_estaduais_bangu (Foto: Arte esporte)
Ainda sob comando do técnico Marcão, ídolo do Fluminense que assumiu o cargo no ano passado, o Bangu almeja saltos maiores. Em 2011, o clube surpreendeu ao eliminar a Portuguesa na Copa do Brasil, mas travou a empolgação ao cair nas semifinais da Copa Rio. Para mudar o final dessa história, a base foi mantida e chegaram reforços pontuais. Nomes conhecidos da torcida do Bangu, como China, André Barreto, Tiano e o goleiro Wagner Braz foram mantidos. Para complementar, Mayaro - promessa da base do Flu - vem ganhando espaço. Na frente, Enílton, ex-Vasco e Palmeiras, tem a missão de marcar os gols.
Fôlego também não vai faltar, já que o clube está se preparando desde novembro do ano passado. A estreia no Campeonato Carioca será no próximo domingo, contra o Volta Redonda, em Moça Bonita, que terá nova roupagem e pode ser uma arma.

Time-base: Wagner Braz, China, Carlos Renan, Fabão e Renan Oliveira; André Barreto, Mayaro, Fabinho e Tiano; Bruno Carvalho e Enilton. Técnico: Marcão.

miniheader_estaduais_boavista 2 (Foto: arte esporte)
No ano passado, o Boavista foi o pequeno que mais surpreendeu no Carioca. A equipe de Bacaxá, comandada por Alfredo Sampaio, chegou à final da Taça Guanabara e fez jogo duro contra o Flamengo, perdendo por um magro 1 a 0, em gol de Ronaldinho Gaúcho. Neste ano, a diretoria espera ao menos reeditar o quarto lugar geral e para isso, além de manter jogadores importantes como o goleiro Thiago Schmidt e o meia-atacante Tony, trouxe um leque de medalhões. Nomes como Luiz Alberto, zagueiro com passagens por Flamengo e Fluminense, Lenny, revelado pelo Fluminense e com passagem pelo Palmeiras, e o artilheiro Somália, outro que jogou nas Laranjeiras, são os principais nomes.
 
Alfredo Sampaio já disse que os jogadores não fazem parte do elenco apenas pelo nome ou pelo que já fizeram. Segundo ele, todos demonstraram muita força de vontade e comprometimento em fazer o melhor pelo clube. E é nisso que o treinador, a diretoria e os torcedores se agarram para que Bacaxá possa novamente brilhar no cenário do futebol. A estreia no Carioca é contra o Duque de Caxias, no domingo.

Time-base: Thiago Schmidt, Marcio Gabriel, Fabio Braz, Luiz Alberto e Paulo Rodrigues; Thiaguinho, Leandro Teixeira, Ramon e Tony; Lenny e Somália. Técnico: Alfredo Sampaio.

miniheader_estaduais_bonsucesso (Foto: Arte esporte)
Wilson Gottardo no treino do Bonsucesso (Foto: Divulgação) 
Wilson Gottardo, ex-zagueiro do Botafogo, comanda
o time do Bonsucesso (Foto: Divulgação)
Definitivamente, o Bonsucesso quer deixar uma marca em sua volta à Série A, após 18 anos. Primeiro, esquentou os bastidores com a chegada de Túlio Maravilha, em agosto, para a Copa Rio. Mas a má campanha desmanchou o projeto, a eleição mexeu com o departamento de futebol, e mais de 20 jogadores foram contratados. Apesar do tempo curto, nomes de algum destaque no cenário nacional farão parte do elenco, que tem o ex-volante Fabinho como diretor.

Para começar, o técnico é Wilson Gottardo, ex-zagueiro do Botafogo, que iniciou a trajetória na profissão há pouco tempo. Além dele, formam a espinha dorsal o goleiro Saulo (ex-Santos), o zagueiro Gomes (ex-Vasco), o lateral-direito Eduardo Ratinho (ex-Flu e Corinthians), o volante Bóvio (ex-Vasco e Santos), e os atacantes Diogo, revelado pelo Inter, e Adriano Magrão, ex-Flu. O time rubroanil se preparou por duas semanas em Caxambu, interior de Minas Gerais, e venceu dois jogos-treinos contra adversários locais. A estreia no estadual é contra o Flamengo, neste sábado.

Time-base: Saulo, Eduardo Ratinho, Gomes, Admilton e Antônio Carlos; Márcio Guerreiro, Bruno Ferreira, Bóvio e Marco Goiano; Diogo e Adriano Magrão. Técnico: Wilson Gottardo.

miniheader_estaduais_duquecaxias (Foto: Arte esporte)
A trágica campanha na Série B do Brasileiro, que culminou com o rebaixamento, não foi suficiente para o Duque acabar com o time para o Carioca. Apesar de as mudanças terem sido importantes, ainda restaram seis titulares para 2012: o goleiro Fernando, o volante Fábio Aguiar, os meias Juninho e Raphael Augusto e o atacante Gilcimar, o maior destaque dos jogos-treino - dois triunfos, contra Barcelona-RJ (2 a 0) e Barra Mansa (5 a 2). A pré-temporada se dividiu entre Caxias e Vassouras e contou com mais de dez reforços, entre os quais o zagueiro Daniel Melo, ex-Luziânia-DF, o lateral Arílson, revelado pelo Flu, e Carlos Alberto, ex-Grêmio Bagé-RS.

Sob a orientação do técnico Mário Marques, a esperança é aproveitar o entrosamento para ficar longe de outra queda. As ambições são disputar uma semifinal de turno, pelo menos, e se garantir na Copa do Brasil de 2013. Com a parceria com o Boavista, o Tricolor da Baixada é um dos clubes que se mantêm fortes a temporada inteira e espera crescer mais estruturalmente. A estreia no Carioca é contra o Boavista, no domingo.

Time-base: Fernando; Arílson, Daniel Melo, Paulão e Baiano; Fábio Aguiar, Romário, Juninho e Raphael Augusto; Carlos Alberto e Gilcimar. Técnico: Mário Marques.

miniheader_estaduais_friburguense (Foto: Arte esporte)
A aposta do Friburguense é a manutenção da base que garantiu o retorno à elite estadual e foi vice-campeão da Copa Rio. Saiu o atacante Zambi, negociado com o Nova Iguaçu, e voltou o também atacante Diego Santos, que estava emprestado ao Itaperuna. O clube confia no fator casa e na evolução de peças que já foram fundamentais no ano passado - casos do volante Lucas e do atacante Ricardinho. Na zaga, tem Cadão, 40 anos, o mais velho do estadual e capitão do time. Ao lado de Sérgio Gomes e Bidu, têm mais de uma década no Tricolor.

Para o Frizão, disputar a Primeira Divisão é um sinal de renascimento. No ano passado, a cidade de Nova Friburgo foi arrasada pelas fortes chuvas de janeiro. Atletas como Bidu e Lucas foram diretamente atingidos, com a perda de amigos e familiares. Mas o time conseguiu o retorno mesmo assim. No período de preparação, foi realizada uma série de amistosos. Empatou por 2 a 2 com o Nova Iguaçu, perdeu por 1 a 0 para o Macaé, ficou no 1 a 1 com o Cabofriense e goleou o Vitória, do Congo, por 5 a 1.

Time-base: Marcos, Sérgio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Bidu, Lucas, Marcelo e Jorge Luiz; Ricardinho e Diego Santos. Técnico: Gerson Andreotti.

miniheader_estaduais_macae (Foto: Arte esporte)
Em preparação para o Carioca com o grupo completo desde o dia 12 de dezembro, o Macaé aposta no entrosamento para obter sucesso na competição e evitar a rabeira da tabela, como em 2011, quando ficou em 14º no geral. Durante a pré-temporada, foram cinco jogos-treino, com duas vitórias e três empates. Ao longo destas semanas, não houve um destaque, e sim o foco na formação de um time coeso comandado por Toninho Andrade.

No elenco, há algumas caras conhecidas. O zagueiro Douglas Assis teve uma passagem curta pelo Fluminense. Já o volante Gedeil vestiu a camisa do Botafogo, assim como o atacante Alexsandro, que ganhou notoriedade ao comemorar seus gols fazendo a dança do "Créu". Quem também faz parte do elenco é Pipico, apoiador que se destacou no Bangu no último Carioca. O time estreia contra o Madureira no sábado, em Conselheiro Galvão.

Time-base: Luiz Henrique, Edson, Ramon, Douglas Assis e Carlos Alberto; Gedeil, Bruno Barra, Norton, Thiago Santos e Wallace; Charles Chad. Técnico: Toninho Andrade.

miniheader_estaduais_madureira (Foto: Arte esporte)
Depois de anos incomodando os grandes, o Madureira teve uma queda de produção e até de investimento, que colocou o clube na incomum 11ª posição em 2011. Agora, para mudar esse quadro, o entrosamento é a arma. Campeão da Copa Rio, o Tricolor Suburbano manteve a maioria dos jogadores, pouco conhecidos, e quer surpreender. O técnico é Luiz Cláudio, ex-preparador físico e técnico dos juniores até pouco tempo. Chegaram o zagueiro Geder (ex-Vasco e Sport), o lateral-esquerdo Bill (ex-Macaé), o volante Wellington Júnior (ex-Botafogo e Spartak da Eslováquia), o meia Bruno Reis (ex-Fluminense e América), e os atacantes Maciel (ex-Porto-POR e Macaé), e Willy (ex-Sampaio Corrêa-RJ).

No calor de Cabo Frio, a preparação foi intensa e durou duas semanas, além de mais uma no Rio, antes. O elenco teve apenas 15 dias de férias, já que a temporada terminou no fim de novembro. Foram dois amistosos contra o Cabofriense: primeiro, vitória por 6 a 1 em jogo de três tempos, e derrota por 2 a 1, no sábado passado.

Time-base: Márcio, Caio César, Zé Carlos, Pessanha e Bill; Gilson, Michel Santos, Rodrigo e Bruno Reis; Leandro Cruz (Maciel) e Willy. Técnico: Luiz Cláudio.

miniheader_estaduais_novaiguacu (Foto: Arte esporte)
A filosofia de privilegiar as categorias de base continua. Como em 2011, em seu retorno com sucesso à elite, o Nova Iguaçu preparou um elenco com cerca de 75% dos jogadores formados no clube. Depois de negociar Diogo Silva e William Barbio para o Vasco e Cortês para o Botafogo, as apostas da vez são o zagueiro Naylor, os volantes Amaral e Luan, os meias Mossoró e Dieguinho (que já passou pelo Flamengo) e o atacante Lukian. A expectativa é se classificar para a Série D e não sair mais do cenário nacional.

Para suprir as carências do técnico Leonardo Condé, chegaram o lateral-direito Marcelinho (ex-Fla e Boa Esporte-MG), o lateral-esquerdo Chiquinho (ex-Atlético-MG), os zagueiros Vágner Eugênio (ex-Penafiel-POR), e Dirceu (ex-Avaí), e os atacantes Leandrão (ex-Audax Rio), e Jones, que estava no futebol do Kuwait, mas pode perder as primeiras rodadas por contusão. Apesar da estrutura do CT, a preparação foi dividida com Cachoeiro de Macacu-RJ. Os resultados nos jogos-treinos são animadores: 2 a 0 sobre o América, 2 a 2 com Friburguense, 3 a 1 no São Cristóvão, além de goleadas contra adversários da Série C. O ex-meia Zinho, nascido em Nova Iguaçu, é o diretor executivo. A estreia é contra o Olaria no sábado.

Time-base: Jefferson, Marcelinho, Vágner Eugênio, Naylor e Chiquinho; Amaral, Luan, Mossoró e Dieguinho; Jones (Lukian) e Leandrão. Técnico: Leonardo Condé.

miniheader_estaduais_olaria (Foto: Arte esporte)
Pedrinho no treino do Olaria (Foto: Divulgação) 
Após anunciar aposentadoria, ex-vascaíno
Pedrinho defenderá o Olaria (Foto: Divulgação)
No Carioca do ano passado, o Olaria surpreendeu muita gente. Com uma base formada no próprio clube, que revelou valores interessantes, o time alcançou bons resultados, chegando a se classificar para as semifinais da Taça Rio, quando foi eliminado pelo Vasco. Neste ano, o objetivo é repetir pelo menos esse desempenho. Para isso, parte do time foi mantida e ainda chegaram alguns reforços de nome. Pedrinho é um deles. O ídolo do Vasco resolveu voltar a jogar futebol após ter anunciado a aposentadoria e se mostra empolgado.

Sem fazer qualquer tipo de pedido especial, o meia vem participando intensamente da preparação do time comandado por Acácio, ex-jogador e auxiliar do Vasco. A base do time começou a rotina de treinamentos em outubro. Mas eram apenas os que já faziam parte do elenco. Reforços e  jogadores que estavam emprestados foram se juntando nos meses seguintes. A estreia do time acontece no próximo sábado, contra o Nova Iguaçu, na Rua Bariri.

Time-base: Vanderson, Ivan, Diego, Thiago Eleutério, Amarildo; David, Pará, Araruama e Pedrinho; Lincon e Evanílson. Técnico: Acácio.

miniheader_estaduais_resende (Foto: Arte esporte)
Assim que terminou a Copa Rio do ano passado, em novembro, o time do Resende já iniciou a preparação para o Campeonato Carioca de 2012. Tudo para poder ser a surpresa da vez. Comandado por Paulo Campos, que já passou pelo Fluminense e está no clube há um ano, o Resende tem alguns rostos conhecidos e outras novidades. Marcelo Regis, um dos destaques do time em 2011, segue sendo a principal referência no ataque.

Hiroshi, no meio-campo, vem se destacando nos treinamentos. Mas a expectativa está na zaga. Indicado pelo ex-lateral Sorín, o argentino Facundo Gomez, que já passou pelo Boca Juniors, chegou para comandar a cozinha. E o desempenho está agradando. Na preparação, o Resende disputou quatro amistosos. Foram três vitórias, contra Volta Redonda (2 a 1), Barra Mansa (2 a 0) e América (2 a 1), e um empate contra o Audax Rio.

Time-base: Mauro; Welington, Facundo Gomez, Filipe Machado e Kim; Léo Silva, Emerson, Marcelo e Hiroshi; Elias e Marcelo Regis. Técnico: Paulo Campos.
miniheader_estaduais_voltaredonda (Foto: Arte esporte)
Nos últimos anos, o Volta Redonda usou uma estratégia comum aos clubes considerados pequenos: contratar medalhões que já brilharam no futebol. Passaram pelo clube da Cidade do Aço nomes como Túlio Maravilha, Jean, Junior Baiano, entre outros. No entanto, neste ano, o planejamento mudou e o principal nome está no banco de reservas. Trata-se de Ricardo Drubscky. O treinador comandou o modesto Tupi-MG no surpreendende título da Série D do Campeonato Brasileiro do ano passado. 

Dentro das quatro linhas, o rosto mais conhecido é o do apoiador Gláuber. Além do próprio Volta Redonda, o jogador teve uma passagem pelo Botafogo. Para o gol, chegou Luís Cetin, goleiro revelado nas categorias de base do Fluminense e que já passou pelo América. No entanto, ele começa a temporada no banco. A preparação se iniciou no fim do ano passado, em meados de novembro, e, apostando em um time batalhador, o Voltaço tentará voltar a surpreender. Na estreia, pega o bangu no domingo.

Time-base: Douglas, Marquinhos, Luiz Antônio, Naldo e João Paulo; Rodrigo Thiesen, Pedro, Glauber e Julio Cezar; Vinícius e Jhonnattann. Técnico: Ricardo Drubscky.