Total de visualizações de página

SeleRio? Brasil inicia Sul-Americano com seis titulares de times cariocas

Wallace, Dória, Luan, Mattheus, Adryan e Marcos Júnior estão escalados para a estreia contra o Equador. Outros quatro do Rio fazem parte do grupo

 

Por Marcelo Baltar Direto de San Juan, Argentina

mattheus e adryan seleção brasileira sub 20 embarque (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com) 
Mattheus e Adryan representam o Flamengo
(Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
 
 
O futebol carioca é protagonista na seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano. Do time titular que estreia contra o Equador, nesta quinta-feira, às 20h45m (de Brasília), no Estádio Bicentenário, em San Juan, na Argentina, seis jogadores atuam no Rio de Janeiro.

Do Fluminense, atual campeão brasileiro, saíram dois titulares. O lateral-direito Wallace e o atacante Marcos Júnior. Adryan e Mattheus representam o Flamengo do meio para a frente. A dupla de zaga também é formada por jogadores do Rio de Janeiro: Dória, do Botafogo, e Luan, do Vasco, o capitão da seleção sub-20.

Apesar do grande número de atletas de times cariocas entre os titulares, o técnico Émerson Ávila faz questão de exaltar o trabalho de observação feito em todo o país em busca de jogadores da categoria. A seleção tem três representantes de times do Nordeste: o goleiro Luis Gustavo (Vitória) e dos laterais Mandus (Vitória) e Douglas Santos (Náutico).

- Hoje eu sou um funcionário exclusivo da CBF, e acho que isso foi formidável para que a gente conseguisse rodar e buscar jogadores em todos os grandes centros do Brasil, como, por exemplo, o Nordeste. A presença do Douglas Santos, assim como a dos jogadores do Vitória, valoriza o futebol do Nordeste, que sempre foi um polo de onde saíram grandes atletas. Essa é uma seleção bastante diversificada. Mas é claro que Rio de Janeiro e São Paulo concentram o maior número de jogadores. O que importa é que são todos atletas qualificados, e que tivemos a oportunidade de vê-los jogar, seja pelo profissional ou em campeonatos da categoria.

Além dos seis titulares, outros quatro atletas do grupo atuam no futebol carioca. São os casos do lateral Igor Julião (Fluminense), do zagueiro Samir (Flamengo), do volante Jadson (Botafogo) e do atacante Bruno Mendes (Botafogo).

treino Sub-20 (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com) 
 
Bruno Mendes e Dória (à esq.), do Botafogo, durante treino (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
 
 
O futebol paulista, base da seleção no último Sul-Americano, está representado pelo goleiro Matheus Caldeira (Corinthians), o zagueiro Antônio Carlos (Corinthians), o meia Felipe Anderson (Santos) e o atacante Ademílson (São Paulo). De Porto Alegre, vieram três atletas: Misael (Grêmio), Leandro (Grêmio) e Fred (Inter). O volante Lucas Cândido, do Atlético-MG, é o único representante do futebol mineiro.

Do exterior, apenas o meia Rafinha Alcântra, do Barcelona, faz parte do grupo brasileiro. Outros três jogadores que atuam na Europa foram pré-convocados, mas não estão no Sul-Americano. O volante Filipe (Rio Ave) foi cortado da lista final, enquanto o zagueiro Marquinhos (Roma) e o lateral Fabinho (Real Madrid) não foram liberados por seus respectivos clubes.