Total de visualizações de página

Messi é eleito o melhor do mundo pela quarta vez consecutiva

  • Ele é o recordista de troféus do prêmio da Fifa
  • Atacante argentino marcou 91 gols no ano de 2012


Lionel Messi levanta o troféu de melhor jogador do mundo da Fifa Foto: AFP

Lionel Messi levanta o troféu de melhor jogador do mundo da Fifa AFP
 
RIO - Em festa promovida pela Fifa e pela revista "France Football", nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça, e que teve várias referências ao Brasil e à Copa de 2014, o argentino Lionel Messi foi eleito o melhor jogador do mundo em 2012. Com 91 gols marcados no ano, o atacante do Barcelona e da seleção argentina superou Andrés Iniesta (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid). Com mais esse prêmio, o craque torna-se o maior vencedor da premiação da Fifa, com quatro troféus consecutivos. Entre as mulheres, o prêmio ficou para a americana Abby Wambach.

- É incrível poder receber esse prêmio. Gostaria de agradecer aos meus companheiros, principalmente
 ao Andrés (Iniesta), que está joga ao meu lado. É um prazer poder jogar todos os dias com vocês. Aos meus companheiros da Argentina, a quem votou, aos jogadores e aos técnicos... estou nervoso - confessou o tímido craque argentino, que continuou. - Quero agradecer à minha família, aos meus amigos e, por último, à minha esposa e ao meu filho, que é a coisa mais bonita que a vida me deu.


O holandês Ruud Gullit foi o mestre de cerimônia da noite, que começou com uma apresentação de capoeiristas. Logo depois, Ronaldo respondeu a perguntas sobre a Copa do Mundo de 2014. 

Vencedor três vezes do prêmio de melhor jogador da Fifa (mesmo número de conquistas do francês Zinedine Zidane) e membro do Comitê Olímpico Local, ele agradeceu à oportunidade para o Brasil acelerar melhorias de infraestrutura e palpitou sobre as chances do time de Felipão.

- Espero que a seleção brasileira tenha um bom desempenho e vou torcer para que faça um bom resultado apesar da grande pressão dentro do próprio país - previu Ronaldo, perguntado ainda sobre a influência da torcida brasileira na Copa. - Se perder vai ser mais difícil.

Além de Messi, a Fifa elegeu os onze melhores jogadores do ano de 2012, em que apenas um não era de Barcelona ou Real Madrid. A única exceção foi o atacante colombiano Falcao Garcia, do Atlético de Madri. O time completo foi: Casillas (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), Piqué (Barcelona), Sérgio Ramos (Real Madrid) e Marcelo (Real Madrid); Xabi Alonso (Barcelona), Xavi (Barcelona) e Iniesta (Barcelona); Lionel Messi (Barcelona), Falcao Garcia (Atlético de Madri) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid).

Técnico da seleção brasileira, o técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari - que ficou sentado ao lado do colombiano Valderrama na plateia - subiu ao palco para anunciar os vencedores do prêmio de melhor técnico do mundo no futebol masculino e feminino. Campeão da Eurocopa pela seleção espanhola, Vicente del Bosque levou o título - os outros candidatos eram Pepe Guardiola e José Mourinho. A sueca Pia Sundhage venceu entre as mulheres e celebrou cantando. Atual técnica de seleção da Suécia, ela comandou a seleção dos Estados Unidos na vitoriosa campanha dos Jogos Olímpicos de Londres.

- Eu gostaria de agradecer a todos os técnicos que me influenciaram para que virasse um treinador - disse o espanhol Vicente del Bosque.

Durante a cerimônia, o alemão Franz Beckenbauer recebeu um prêmio da Fifa por sua carreira como jogador, treinador e dirigente de futebol. A homenagem teve discurso do presidente da entidade, Joseph Blatter, e contou com a exibição de um vídeo com imagens da carreira de Beckenbauer. O eslovaco Miroslav Stoch recebeu o Prêmio Fifa por gol mais bonito do ano. Ele marcou um gol de voleio de fora da área pelo clube turco Fenerbahçe. Neymar concorria ao prêmio, que já venceu no ano passado, pelo gol marcado sobre o Internacional no Campeonato Brasileiro de 2012.


Melhores do mundo eleitos pela Fifa:

1991 - Lothar Matthäus (ALE/Inter de Milão)
1992 - Marco Van Basten (HOL/Milan)
1993 - Roberto Baggio (ITA/Juventus)
1994 - Romário (BRA/Barcelona)
1995 - George Weah (LIB/Milan)
1996 - Ronaldo (BRA/Barcelona)
1997 - Ronaldo (BRA/Inter de Milão)
1998 - Zidane (FRA/Juventus)
1999 - Rivaldo (BRA/Barcelona)
2000 - Zidane (FRA/Juventus)
2001 - Figo (POR/Real Madrid)
2002 - Ronaldo (BRA/Real Madrid)
2003 - Zidane (FRA/Real Madrid)
2004 -Ronaldinho (BRA/Barcelona)
2005 -Ronaldinho (BRA/Barcelona)
2006 - Cannavaro (ITA/Real Madrid)
2007 - Kaká (BRA/Milan)
2008 - Cristiano Ronaldo (POR/Manchester United)
2009 - Messi (ARG/Barcelona)
2010 - Messi (ARG/Barcelona)
2011 – Messi (ARG/Barcelona)
2012 – Messi (ARG/Barcelona)