Total de visualizações de página

Médico do Botafogo evita competição entre os jogadores nas avaliações

Gustavo Magliocca diz que não há como fazer comparações e informa a análise de 12 variáveis durante os testes físicos da pré-temporada

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Lucas e Marcello Mattos, Treino Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
Lucas e Marcelo Mattos fazem teste físico
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
 
O Botafogo vem realizando testes físicos neste começo de pré-temporada para determinada as diferentes cargas de trabalho que os jogadores receberão. Neste domingo, foram divididos em grupos de três a seis pessoas para uma avaliação de resistência onde chegavam ao limite físico com o objetivo de bater um marcador de corrida que indicava a mudança de  direção.

O movimento dos jogadores deveria ser contínuo e a cada passagem o tempo encurtava e a velocidade aumentava. Os jogadores deixavam a atividade extenuados. O médico Gustavo Magliocca, no entanto, não fez qualquer menção a uma competição. Para ele, não há como fazer uma comparação entre os atletas nesse momento.

- Somamos 12 variáveis diferentes e um deles foi melhor em cada uma. A comparação é do atleta com ele mesmo. É o Marcelo Mattos de hoje, com o do meio do Carioca, da Copa do Brasil. Com o das férias, não faz sentido - comentou o médico.

As avaliações estão sendo feitas para que se chegue a um diagnóstico que determinará a funcionalidade do atleta. A partir daí, haverá a distribuição da carga de trabalho físico para cada grupo de jogadores.

- Estes testes fazem parte de qualquer processo inicial de treinamento. Você avalia para depois colocar as cargas de treino. São avaliações e não competições entre os atletas. Cada um tem sua individualidade e está sendo avaliado em determinadas variáveis desde a parte clínica, ortopédica, física, de força, salto, potência, velocidade. Depois, tudo isso será colocado em um diagnóstico único- disse.

O Botafogo segue treinando no Rio até sexta-feira, quando vai viajar para Saquarema, onde ficará até o dia 18. A estreia no Campeonato Carioca será no dia 20, contra o Duque de Caxias, no Engenhão.