Total de visualizações de página

Fator Seedorf, base mantida e novas caras: motivos de confiança no Bota

Com holandês desde o ínicio da temporada, entrosamento de 2012 e elenco mais completo, Andrezinho espera evolução nesta temporada

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro


seedorf botafogo (Foto: Satiro Sodré/Agif/Agência Estado) 
Seedorf vai começar a treinar no dia 12
(Foto: Satiro Sodré/Agif/Agência Estado)
 
 
Em relação ao fim da temporada passada, o Botafogo perdeu Lennon, Brinner, Fábio Ferreira e Elkeson. A manutenção de grande parte do grupo, a contratação de cinco reforços com certa experiência e iniciar a temporada com a presença de Seedorf, que chega no dia 12, são fatores de peso na expectativa por uma temporada melhor do que a passada, quando o clube terminou sem um título.

No ano passado, Seedorf só chegou ao Botafogo em julho. Ainda assim, havia terminado a temporada com o Milan, da Itália. Ele engrenou outra em sequência, teve três lesões e disputou 25 jogos na temporada (dos 30 em que poderia atuar), com nove gols marcados.

- A presença dele desde o começo vai ser importante não só para nós, mas para ele também. Ele está conhecendo melhor o grupo, sabendo a qualidade de cada um, os defeitos do outro. O entrosamento no futebol passa muito pela manutenção de um elenco de uma temporada para a outra. A gente espera que as coisas evoluam melhor - disse Andrezinho.

Dos novos reforços, apenas o zagueiro André Bahia, que treina com o time desde novembro, já teve contato com Seedorf. Henrique, Anderson Aquino, Júlio César e Rodrigo Defendi ainda vão encontrar o companheiro mais famoso e já demonstram ansiedade por isso.

Grupo tem 31 jogadores, sendo cinco reforços para esta temporada e o atacante Willian, que está em uma lista de liberados para negociar com outros clubes.
 
- É comum. Esse primeiro contato gera uma ansiedade. A gente já passou alguma coisa para eles e espera que se sintam bem à vontade. Na época da chegada dele ao Botafogo, alguns mais novos sentiram o peso de jogar ao lado dele, o que deve ser natural. O Seedorf mesmo também sentia isso - comentou Andrezinho.

Por enquanto, são 31 jogadores trabalhando na pré-temporada, incluindo o atacante Willian, que está uma lista de liberados para negociar com outros clubes. Além de Seedorf, Dória, Jadson e Bruno Mendes ainda vão se incorporar ao grupo em fevereiro, pois estão a serviço da seleção brasileira sub-20.

- O futebol competitivo se ganha e perde dentro de campo. O grupo é forte e temos que acreditar. Tivemos uma dificuldade maior ano passado, mas o elenco foi mantido e reforços chegaram. A tendência é crescer - afirmou Andrezinho.