Total de visualizações de página

Botafogo apresenta Rodrigo Defendi, que planeja criar raízes no clube

Zagueiro conta suas aventuras na Europa após sair do Brasil muito jovem. Ele passou por Tottenham, Udinese, Roma, Avellino e Vitória de Guimarães 

 

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Rodrigo Defendi botafogo coletiva (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com) 
Rodrigo Defendi é apresentado
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
 
 
O Botafogo apresentou nesta quinta-feira, em General Severiano, mais um reforço para a temporada 2013. O zagueiro Rodrigo Defendi, de 26 anos, que estava no Vitória de Guimarães, de Portugal, chega ao Alvinegro com o desejo de se firmar e criar raízes no clube. No Brasil ele ainda não é muito conhecido, já que foi para a Europa muito cedo.

O jogador é paulista de Ribeirão Preto e seu sobrenome Defendi tem origem italiana. Ele assinou contrato de um ano com o Bota e tem preferência de atuar pelo lado esquerdo da zaga. Do elenco alvinegro, ele já atuou ao lado de Lima e os dois viraram amigos. O lateral tem sido uma espécie de anfitrião.

- É uma satisfação enorme, uma alegria jogar em um time tão grande quanto o Botafogo, onde vários craques já passaram. A primeira impressão foi a melhor possível. Vamos entrar para tentar ganhar todos os campeonatos, não pode ser diferente. Vou dar o meu máximo em cada treino para conseguir meu espaço e, quando tiver a oportunidade, pretendo agarrá-la. Quero ficar por bastante tempo. Vai ser uma grande oportunidade, acho que estou no meu auge. Não sou um moleque mais e nem sou velho. Espero corresponder - disse o zagueiro.

A primeira impressão foi a melhor possível. Vamos entrar para tentar ganhar todos os campeonatos, não pode ser diferente. Vou dar o meu máximo em cada treino para conseguir meu espaço e, quando tiver a oportunidade, pretendo agarrá-la."
Rodrigo Defendi
 
Rodrigo Defendi é um dos cinco zagueiros do elenco do Bota, mas o clube corre o risco de perder Dória, que interessa ao Juventus, da Itália. Defendi acredita que a disputa será boa pela posição. Ele quer usar seu 1,90m como uma arma.

- Quem tem a ganhar é o Botafogo. Cada um tenta se superar em uma disputa sadia. Quando tem a chance, tem que agarrar e não deixar escapar. Sou mais de usar meu posicionamento. Sou alto, com boa impulsão e às vezes faço os meus gols. Uso minha altura como uma arma.

O jogador contou suas aventuras pela Europa depois de sair do Brasil muito jovem. Ele teve altos e baixos e passou por vários clubes, entre eles alguns tradicionais, como Tottenham, Udinese e Roma, mas também por outros mais modestos, como o Avellino, da Série B italiana, e o Vitória de Guimarães, de Portugal. No Brasil, além do Cruzeiro, defendeu o Palmeiras B e o Paraná.

- Saí muito novo, com 17 para 18 anos. Estava no Cruzeiro e fui para o Tottenham com um contrato de quatro anos, mas não me adaptei. Fiquei um ano no time B e pedi para ser emprestado para Udinese, onde fiquei seis meses. Depois, fui emprestado para o Roma e Avellino, quando terminou meu contrato com o Tottenham. O Avellino acabou falindo e voltei para o Brasil. Fiquei um tempo parado e fui para o Palmeiras. Tinha a promessa de chegar no time B e logo ir para o A, mas isso não aconteceu. Fui para o Paraná por três meses e depois para o Vitória de Guimarães, o clube que mais tive sequência.

Uma recordação especial que Rodrigo Defendi guarda da Europa é de sua estreia na Séria A da Itália, pelo Udinese. Além disso, ele contou que se inspira nos zagueiros Mexés e Maldini.

- Com 19 anos estreei na Série A pelo Udinese e enfrentei o Figo. De zagueiro eu gosto do Mexés, com quem joguei no Roma. Mas o melhor que eu vi foi o Maldini.

De volta ao Brasil, o zagueiro acredita que terá que se adaptar ao estilo de jogo diferente do que se acostumou na Europa, que é mais físico.

- Aqui é bem diferente, na Europa é mais físico. Aqui tem que saber a hora de tirar o pé. Os treinamentos do dia a dia já vão ajudar nessa adaptação.

Nos treinos realizados até o momento, Rodrigo Defendi tem sido escalado no time considerado reserva. Antônio Carlos e Matheus são os escolhidos do técnico Oswaldo de Oliveira.