Total de visualizações de página

RJ diz que cronograma do Maracanã não mudou: 'formalidade' em maio

Segundo Emop, obra (interior mais intramuros) será concluída em abril 

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Maracanã, Dezembro (Foto: Daniel Brasil / ME) 
Maracanã terminou ano com 80% da obra concluída,
segundo o governo (Foto: Daniel Brasil / ME)


A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) afirmou nesta quinta-feira que o conograma de obras do Maracanã não foi alterado, apesar do governo ter anunciado a entrega do estádio à Fifa apenas em 28 de maio (a menos de 20 dias do início da Copa das Confederações).

Em uma nota divulgada à imprensa, a Emop diz que prevê a finalização do "interior mais intramuros" em abril - seguindo o prazo determinado pela Fifa para a Copa das Confederações - e que apenas a "formalidade" da entrega à entidade será em maio.

No último balanço divulgado pelos responsáveis, no final de 2012, o Maracanã estava com 80% da obra pronta. Nos 20% restantes faltam pontos importantes, como a instalação das cadeiras e o içamento da nova cobertura.

A abertura da Copa das Confederações está marcada para 15 de junho, em Brasília. O estádio carioca terá três partidas na competição: México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a final (30 de junho).

Até meados do ano passado, o governo do Rio trabalhava com o prazo de inaugurar o Maracanã até o final de fevereiro de 2013. Mas a Fifa aceitou ter eventos-testes nos seis estádios da Copa das Confederações até 15 de abril. Orçada inicialmente em R$ 600 milhões, a obra da arena do Rio até agora já consumiu R$ 932 milhões.

'Prazo viável'
Em nota, o Comitê Organizador da Copa do Mundo informou que a mudança da data para conclusão das obras de dezembro para abril foi tomada porque técnicos afirmaram que o prazo era viável e autoridades do estado se comprometerem a entregar a obra.

O Comitê Organizador da Copa do Mundo declarou ainda que a data de entrega do estádio, no fim de maio, é padrão para todas as sedes da Copa das Confederações.