Marin reafirma ideia de não reformular calendário do futebol brasileiro
Presidente da CBF insiste em não fazer ajustes que seriam benéficos aos clubes
LANCEPRESS! - São Paulo (SP)
O presidente da CBF, José Maria Marin, jogou mais um balde de
água fria nas esperanças dos clubes por uma mudança no calendário do
futebol brasileiro, que possibilitaria um espaço para excursões e
exploração do mercado internacional. A declaração foi dada nesta
quarta-feira, depois do evento que confirmou a Chevrolet como
patrocinadora de 20 Campeonatos Estaduais.
– Temos que conviver
com essa realidade, é a realidade que temos. Não podemos nos basear no
calendário de outros países, como os da Europa. Não vou criar nem
alimentar falsas ilusões de que vamos mexer no calendário – afirmou o
presidente da CBF, dando a desculpa de que o país é muito grande para
sofrer uma mudança no calendário:
– Já disse e torno a repetir: a
grandeza territorial do Brasil, verdadeiro continente, tem que ser
levado em conta. Dentro do nosso país cabem aproximadamente 83% dos
países da Europa.
Marin ainda aproveitou para mais uma vez
defender os Estaduais, que a cada ano sofrem pelo sumiço de público nos
estádios e desinteresse dos grandes.
– O torcedor se diverte mais
com uma partida Corinthians x São Paulo ou Corinthians x Flamengo?
Prefere muito mais um Corinthians x São Paulo – argumentou.
No
atual formato do calendário brasileiro, com apenas 17 dias de
pré-temporada para os principais clubes do país, curiosamente são os
pequenos que têm a chance de desbravar mercados.
No Rio, por
exemplo, o Friburguense fez uma excursão pelo Japão no início de
dezembro, como forma de preparação para o Estadual. Enquanto isso, o
Fluminense tenta apelar para a folga da Copa das Confederações para
enfim conseguir ir aos Estados Unidos.