Total de visualizações de página

Botafogo planeja 2013 e deve repetir pré-temporada deste ano no Rio

Preocupação com oba-oba e alto custo afastam possibilidade de viagens e planos são de realizar parte dos treinos em Saquarema ou Teresópolis

 

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

jogadores no treino do Botafogo em Saquarema (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com) 
CT da CBV foi palco da pré-temporada deste ano
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
 
 
O Botafogo planeja com calma o local de sua pré-temporada para 2013 e até mesmo a permanência no Rio de Janeiro, com atividades realizadas em General Severiano e no Engenhão, está sendo cogitada. Fora da cidade, o time viajará no máximo a Saquarema, no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), ou Teresópolis, na Granja Comary.

A decisão tem apoio técnico e financeiro. Uma pré-temporada em cidades do Nordeste, mesmo a convite de prefeituras, desperta o temor de um oba-oba com os jogadores envoltos por torcedores. Fora do país, o Botafogo chegou a cogitar os Estados Unidos, mas a distância pesou para necessidades do clube.

Cidades isoladas poderiam ser utilizadas, mas nesse caso o Botafogo precisaria arcar com altos custos e a preferência é pela utilização das próprias instalações ao gasto com uma viagem. Este ano, inclusive, o Botafogo fez períodos de treinamentos fora do Rio.

No começo deste ano, o Botafogo fez a maior parte da pré-temporada justamente em General Severiano. Depois, trabalhou apenas uma semana em Saquarema antes da estreia no Campeonato Carioca, no dia 22 de janeiro.

A reapresentação dos jogadores em 2013 deverá acontecer no dia 2 ou 3 de janeiro. A estreia do Botafogo no Campeonato Carioca do ano que vem será no dia 20 de janeiro, contra o Duque de Caxias, no Engenhão.