Total de visualizações de página




Convidados elegem times, jogadores e técnicos em alta e em baixa em 2012

Comentaristas veem Corinthians, Tite e Martinuccio em grande fase, mas Palmeiras, Kleber e Muricy Ramalho não aproveitaram bem o ano

 

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Com o fim da temporada 2012, os convidados do "Redação SporTV" destacam os clubes, jogadores e treinadores que melhor e pior aproveitaram o ano. Para o comentarista do SporTV André Loffredo, dois rivais paulistas são os destaques positivo e negativo de 2012. Em alta, está o Corinthians, não apenas pelo título mundial, mas também fora das quatro linhas.

- O Corinthians conquistou um título inédito, que foi a Libertadores, e ainda o Mundial. O corintiano era muito pressionado pelos rivais pela falta de uma Libertadores e, neste ano, esse peso acabou. O Corinthians tem feito um bom trabalho dentro e fora de campo: arrumou um patrocinador forte, renovou com o fornecedor de material esportivo por um valor muito alto, ampliou seu mercado dentro e fora do país. Foi o clube que melhor aproveitou o ano de 2012 - afirmou.

Corinthians recebe a taça do título Mundial (Foto: Getty Images) 
 
Corinthians terminou o ano com o título do Mundial de Clubes (Foto: Getty Images)
 
Para André Loffredo, do outro lado, está o Palmeiras. O clube do Palestra Itália, apesar do título da Copa do Brasil e da vaga na Taça Libertadores, terminou o ano rebaixado para a Série B e terá de montar um novo elenco.

- O Palmeiras, por mais que você não esperasse a conquista da Copa do Brasil, termina o ano rebaixado com rodadas de antecedência, uma pontuação e o time esfacelado - disse Loffredo.

Martinuccio, atacante do Cruzeiro (Foto: Washington Alves/ Vipcomm) 
Martinuccio: no Cruzeiro, atacante reencontrou o
melhor futebol (Foto: Washington Alves/ Vipcomm)
 
 
Entre os jogadores, o comentarista do SporTV Lédio Carmona destaca o crescimento do atacante Martinuccio. Depois de não se firmar no Fluminense, o jogador passou pela Espanha e chegou ao Cruzeiro, onde reencontrou seus melhores momentos.

- O Martinuccio começou o ano mal, esquecido pelo Fluminense e foi emprestado ao Villarreal. Agora, termina o ano em alta, é cobiçado e virou ídolo da torcida de Cruzeiro. Ele conseguiu se encontrar no futebol brasileiro.

Em baixa para 2013, Lédio Carmona destaca o atacante Kleber. O Gladiador foi uma das principais contratações do Grêmio para a temporada, mas não teve um bom ano com a camisa do tricolor.
- O Kleber fez muitos gols no começo do ano, se lesionou e, quando voltou, não foi o mesmo. Ele não termina o ano desprezado, mas o Grêmio começa a se questionar se foi uma boa ideia contratá-lo - afirmou Lédio Carmona.

Entre os treinadores, o colunista da "Folha de S. Paulo" Fábio Seixas destaca também o corintiano Tite como o personagem de 2012.

- O Tite começou o ano com dificuldades na Taça Libertadores, se recuperou, conquistou o título e termina o ano apenas como campeão mundial.

Do outro lado, o campeão da Libertadores de 2011, Muricy Ramalho, não teve um bom ano e as dúvidas se acumulam para a próxima temporada.

- O Muricy começou o ano com o Santos ainda bem montado, foi campeão paulista, mas termina o ano com um trabalho superquestionado. O time não contratou grandes reforços, perdeu o Ganso e não trouxe ninguém à altura ainda. Ninguém sabe dizer como será o Santos de 2013.

Muricy Ramalho Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
 
Muricy Ramalho: ganhou título paulista, mas Brasileirão foi irregular (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)