Total de visualizações de página

Com novas máquinas, Bota promete deixar o Engenhão ainda melhor

Processo de revitalização do gramado começa para valer nesta terça-feira e previsão é de que esteja liberado para jogos até o dia 15 de janeiro

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

 
Preocupado em manter a qualidade do gramado do Engenhão para o ano que vem, o Botafogo terá o reforço de novas máquinas que já começam a trabalhar nesta terça-feira para a revitalização do principal palco do Rio de Janeiro até a reabertura do Maracanã. A previsão é de que até o dia 15 de janeiro o campo do Engenhão esteja em condições de jogo, quatro dias antes da abertura do Campeonato Carioca.

O trabalho, na verdade, já começou de forma mais leve, rebaixando o corte do gramado nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Mas, agora, vai começar para valer, com quatro novas máquinas (três modelos) para ajudar na recuperação do campo para 2013.

Gramdao engenhão (Foto: Divulgação / BRF) 
 
As máquinas novas que serão usadas no gramado do Engenhão (Foto: Divulgação / BRF)
 
- Vai ser muito similar ao que foi feito no ano passado, mas com novas máquinas de manutenção para a revitalização do gramado. Faremos descompactação, adubação, corte vertical para retirar o excesso de matéria orgânica morta. Depois, colocaremos areia para o renivelamento, pois o gramado perdeu um pouco este ano. Entre os dias 10 e 15 de janeiro, pretendemos entregar o gramado em condições de jogo - afirmou o agrônomo Artur Melo.

Nesse período, as máquinas de iluminação artificial importadas da Holanda não serão utilizadas. Segundo Artur, não há necessidade de compensar a luz natural no momento. Provavelmente, elas só voltarão ao gramado em abril de 2013.
- Paramos de usar as máquinas no fim de outubro. Elas só serão serão utilizadas a partir de abril ou maio do ano que vem, no inverno, até meados de setembro. Não mais do que isso, ou o custo fica muito alto. É só quando não há luz suficiente - explicou Artur.

Existe a previsão de que o Maracanã volte a ser utilizado a partir de 28 de fevereiro. No entanto, ainda não há certeza da regularidade do seu uso até a Copa do Mundo de 2014.