Total de visualizações de página

CBF confirma Fluminense como líder do novo Ranking Nacional de Clubes

Campeão mundial, Corinthians aparece na segunda colocação da lista, que agora leva em consideração resultados apenas dos últimos cinco anos

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 

A CBF confirmou nesta sexta-feira o Fluminense como o líder do novo Ranking Nacional de Clubes, que tem novidades e adota critérios diferentes dos usados nos últimos anos. As conquistas recentes levaram o Tricolor ao topo. Agora, apenas resultados dos últimos cinco anos são considerados. O clube carioca soma 16.208 pontos.

Festa fred fluminense taça campeonato brasileiro (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
 
Novo ranking leva em conta apenas resultados dos últimos cinco anos (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
 
A pontuação do Fluminense foi turbinada não apenas pelos títulos brasileiros de 2010 e 2012 , mas também pelas participações nas últimas três edições da Libertadores, que geram bônus. Pelo critério antigo, eram levados em conta os resultados em competições nacionais desde 1959, ano em que o primeiro campeonato abrangendo todo o país foi disputado. A partir de agora, apenas os últimos cinco anos serão levados em conta. Eles terão pesos diferentes (o mais novo multiplica a pontuação por cinco, o seguinte, por quatro, até o mais antigo, que tem peso um).

Atual campeão do Mundial e da Libertadores, o Corinthians aparece na segunda colocação, com 15.624, seguido por Vasco, São Paulo, Grêmio, Inter, Flamengo, Palmeiras, Santos e Cruzeiro.

Veja na íntegra o novo Ranking nacional de Clubes

INFO-ranking nacional atualizado (Foto: arte/globoesporte.com)