Total de visualizações de página

Dória recebe conselhos da dupla de zaga campeã brasileira em 1995

Gottardo e Gonçalves participam de evento do Botafogo no Engenhão e encontram zagueiro, de 18 anos, titular do time nesta temporada

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

 
Em 1995, o Botafogo celebrou a sua última grande conquista. Naquele ano, a dupla de zaga era formada por Gottardo e Gonçalves, dois grandes nomes do futebol brasileiro na posição. Sábado, eles estiveram juntos em um evento promovido pelo clube, no Engenhão, onde encontraram o jovem Dória, de apenas 18 anos de idade, que se consolidou como titular do time este ano.

O encontro serviu para Dória conhecer um pouco mais da dupla. Eles trocaram poucas palavras, pois estavam sendo requisitados para fotos, autógrafos e premiações durante o Feijão no Fogão. Mesmo assim, o jovem zagueiro comemorou o fato de poder conviver com personagens da história do clube.

Gottardo, Dória e Gonçalves Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
 
Gottardo, Dória e Gonçalves em evento do Botafogo no Engenhão (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
- Eu já conhecia o Gonçalves. Almoçamos uma vez, e na pelada do Raí (Gol de Letra), ele falou para a gente jogar junto, pois queria ficar na sobra. Mas nem deu, acabei ficando no outro time. O Gottardo foi a primeira vez. Um dia quero poder ter a importância deles para o Botafogo - disse Dória.

Gottardo e Gonçalves reconhecem o talento no jovem zagueiro e percebem a chance de evolução para se tornar um grande nome do país na posição. Para eles, a personalidade de Dória vem sendo fundamental para se manter como titular do time, sem qualquer contestação.

- Na primeira vez em que jogou, logo no começo, uma bola desviou nele e entrou. O jogador pode sentir, mas ele ficou em campo todo o jogo e não demonstrou nervosismo. Isso é maturidade, ter personalidade e não se adquire em treinamento. Para ser um grande zagueiro é fundamental. O restante pode aprimorar - afirmou Gonçalves.

Esse ano para mim foi o melhor possível. Fui bem na Copinha, fiz três gols e ajudei o time. Entrei nos profissionais, fiz minha estreia, meu primeiro gol. Agora, vou me doar ao máximo pelo meu país"
Dória
A convivência com as críticas será inevitável em algum momento da carreira. Para Gottardo, o importante é administrar bem a situação, mesmo nos melhores momentos. Ele, inclusive, alertou para a questão de Dória ser canhoto, o que pode causar preconceito em algumas situações.

- Ele vai precisar provar com suas atuações a sua qualidade diariamente. Eu, por exemplo, sempre atuei com zagueiros destros. E vida de zagueiro é sempre mais difícil. Quando ele achar que foi o melhor em campo, pode sair debaixo de críticas e quando considerar que foi apenas razoável, podem achar que foi sua melhor atuação - contou Gottardo.

Nesse processo de evolução, Dória se apresentará nesta segunda-feira para a última fase de treinamentos da seleção brasileira sub-20 que disputará o Sul-Americano da categoria, em janeiro, na Argentina. Ele terá a companhia de Jadson e Bruno Mendes, que também defendem o Botafogo.

- Este ano para mim foi o melhor possível. Fui bem na Copinha, fiz três gols e ajudei o time. Entrei nos profissionais, fiz minha estreia, meu primeiro gol. Agora, vou me doar ao máximo pelo meu país - avisou Dória.