Total de visualizações de página

Supermercado da bola: atletas no fim de contrato e sem espaço são opções

Clubes que disputaram a Série A este ano têm jogadores fora dos planos e outros que ficarão disponíveis em 2013. Veja indicações de comentaristas

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Enquanto alguns jogadores esperam a chegada do ano novo curtindo as férias com tranquilidade, outros vivem uma fase de incertezas. Atletas com o contrato próximo do fim e que ainda não acertaram uma possível renovação ficarão em breve disponíveis no mercado para se transferirem sem custos para outros clubes. Situação parecida enfrentam as contratações que não agradaram e ficaram sem espaço em suas equipes. Muitos serão dispensados ou envolvidos em negociações.

montagem Dida, Rodolfo, Léo Moura, Marcos Assunção, Juninho, Julio Cesar (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com) 
 
Dida, Rodolfo, Léo Moura, Marcos Assunção, Juninho e Julio Cesar estão disponíveis (Foto: Editoria de Arte)
central do mercado 
 
Para facilitar o trabalho dos olheiros dos clubes, que já começam a se preparar para os estaduais de 2013, o GLOBOESPORTE.COM fez uma lista com os 88 jogadores que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro em 2012 e que ficarão sem vínculo até o início do ano que vem.

A relação também inclui os atletas que, embora tenham contratos mais longos, estão fora dos planos de suas equipes para a próxima temporada. A lista ainda acompanha as opiniões de comentaristas sobre as melhores opções para o mercado.


Info_Jogadores-Mercado-05 (Foto: arte esporte)

Jogadores em fim de empréstimo, mas que ainda têm contratos em outros clubes, não estão na lista. Dos casos que se encaixam nessa situação, há o do zagueiro Alex Silva, que saiu do Cruzeiro e retorna ao Flamengo para cumprir seu vínculo até junho de 2014; o lateral-esquerdo Thiago Carleto, que tem o mesmo período de contrato no São Paulo e estava no Fluminense; o volante Souza, destaque do Grêmio, mas que pertence ao Porto (Portugal) até junho de 2015; o meia Vitor Júnior, pouco aproveitado no Botafogo e que volta para cumprir seu vínculo com o Corinthians até dezembro de 2015; e o atacante Loco Abreu, que defendeu o Figueirense e retornou ao Botafogo para ficar até dezembro de 2013.

A relação também não inclui os atletas que estão emprestados às equipes da Série A, mas têm seus direitos federativos presos a clubes de menor investimento no país ou a times de empresários. São os casos do lateral-direito Wellington Silva, do Resende-RJ, que está sendo disputado pela dupla Fla-Flu; o volante Ewerton Páscoa, alvo do Santos para renovação, mas que pertence ao Audax-SP; o meia Rhayner, destaque do Náutico, ligado ao Tombense-MG e acertado com o Fluminense; além dos atacantes Willian José e Wallyson, ambos do Deportivo Maldonado, do Uruguai. Enquanto o primeiro trocou o São Paulo pelo Grêmio, o segundo está perto de se transferir do Cruzeiro para o São Paulo.