Total de visualizações de página

CBF agiliza obras em nova sede e sonha com projeto pronto em maio

Com cronograma previsto para setembro, obras podem ser entregues por construtora já em maio de 2013. Museu será uma das atrações do local

 

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro



clique na imagem - ver vídeo


 
O hall de entrada terá um painel de Romero Britto - um dos principais artistas plásticos do Brasil. O museu promete ser bem parecido e interativo como o de Barcelona e Real Madrid. Sem falar na economia por deixar o aluguel de lado e a criação de novas receitas por conta de uma proximidade maior com os torcedores. Essas são as principais características da nova sede da CBF, que está sendo construída na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. E a previsão é que o projeto esteja concluído no dia 31 de maio de 2013 (conheça a nova sede no vídeo acima).

Os valores para a reforma do prédio, que fica próximo ao hospital Lourenço Jorge, na Barra, não foram divulgados. Muito por conta das escolhas que ainda serão feitas do material utilizado nas obras. Certo mesmo foi o montante investido pela CBF para adquirir o edifício: R$ 70 milhões. E será graças ao investimento que a entidade deixará o aluguel no quinto andar de um bloco em um condomínio próximo ao Riocentro para ter o conforto da "casa" própria.


Na última sexta-feira, o GLOBOESPORTE.COM visitou as obras da sede, que atualmente conta com 40 operários trabalhando em dois turnos. A expectativa é que o número dobre a partir de janeiro para agilizar a entrega do projeto, antes previsto para setembro. Porém, com a proximidade da Copa das Confederações, a intenção do presidente da CBF, José Maria Marin, é receber dirigentes e membros de outras confederações já na casa nova.

O projeto, assinado pela arquiteta Adriana Monzillo, também tem um outro objetivo: atingir o certificado "Quali Verde". A preocupação é que a nova sede seja sustentável e respeite o meio ambiente. Enquanto a construtorua responsável pela obra é a Sig Engenharia, a Control Tec cuida da gestão da execução dos trabalhos no local.

painel romero brito cbf obras prédio novo (Foto: Montagem/André Durão/CBF) 
 
Painel de Romero de Britto vai ser exposto na entrada da nova sede (Foto: Divulgação/CBF)
Museu aos moldes de Barcelona e Real Madrid


Mas a maior atração do local será mesmo o museu da Seleção. Troféus, flâmulas e grande parte da história do time canarinho estarão em exibição para os torcedores. E a intenção da entidade é dar à MediaPro, empresa responsável pela montagem dos museus de Barcelona e Real Madrid, a incumbência de reunir todo o acervo da CBF e da equipe nacional em um mesmo ambiente. E de uma forma que seja atrativa para os fãs do futebol brasileiro.

Após o tour pelo museu, os torcedores terão acesso à loja oficial da entidade. A ideia é que, além de camisas, outros produtos do time canarinho sejam licenciados para o aumento de receitas. E esse aumento nos ganhos é uma das principais preocupações da CBF. Tudo por conta do alto valor da manutenção do edifício. Com isso, a direção da confederação tem projetado a criação de novos projetos para a geração de recursos extras.

Nova sede terá quatro andares e restaurante na cobertura

fachada cbf obras prédio novo (Foto: Montagem/André Durão/CBF) 
Fachada atual da nova sede (à esq.), e a entrada
do prédio no projeto criado por Adriana Monzillo
(Foto: Montagem/André Durão/CBF)
 
 
A nova casa da CBF terá quatro andares. No primeiro, além do museu, o local contará com um auditório para coletivas, a loja de "souveniers" e um pequeno restaurante para os torcedores. No segundo pavimento, toda a área administrativa da entidade.

No terceiro andar, o projeto prevê a instalação de toda a diretoria e da sala da presidência, atualmente ocupada por Marin. O local onde o mandatário ficará é um caso à parte. Além do gabinete, o dirigente terá um ambiente para reuniões e uma área mais confortável para receber os convidados da confederação.

Por último, além de áreas de convivência, a cobertura vai receber um restaurante e uma sala de reuniões para os filiados da entidade. Vão existir lugares para todos os presidentes de federações. Além disso, um estúdio será construído para a realização de transmissões e entrevistas divulgadas no site oficial da CBF.