Total de visualizações de página

- Atualizado em

Excluído do ato trabalhista, Botafogo corre risco de novas penhoras no TRT

Clube já vem sofrendo com a retenção de verbas por dívidas com a Receita Federal. Dívida com os jogadores é de dois meses de salários

Por Rio de Janeiro

estádio Engenhão vazio (Foto: Fred Huber)
Engenhão fechado é mais um problema para
o Botafogo (Foto: Fred Huber)

Em decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do dia 29 de julho, o Botafogo foi excluído dos atos trabalhistas que impediam penhoras das receitas do clube. Com isso, aumenta o risco de ver altos valores a serem recebidos pararem na Justiça para o pagamento de dívidas com ex-funcionários, especialmente jogadores de futebol e treinadores, entre verba de patrocinadores, direitos de transmissão e pagamento de direitos econômicos.
Em crise profunda, agravada com o fechamento do Engenhão no dia 26 de março, o Botafogo já vem sofrendo com penhoras da Receita Federal, como aconteceu com os valores das negociações de Fellype Gabriel, com o Sharjah, dos Emirados Árabes, e Andrezinho, com o Tianjin Teda, da China. Outras não acontecem justamente pelo risco de o dinheiro ficar preso, como no caso de Dória, assediado por uma série de clubes da Europa.
O Botafogo estava incluído no Ato Conjunto 837, de dezembro de 2007, que garantia ao clube a retenção de 20% de suas receitas para pagamento de dívidas trabalhistas, evitando altas penhoras. Além de ser excluído do acordo, também foi revogado o Ato 66, de outubro de 2010, que centralizava as execuções.
O departamento jurídico do clube vem trabalhando para evitar novas penhoras de alto valores. No jogo desta quinta-feira, contra o Vitória, no Maracanã, o Botafogo teve retido judicialmente mais de R$ 50 mil de sua receita.
O Botafogo deve dois meses de salários aos jogadores. O grupo, inclusive, não vem concentrando nos jogos realizados no Rio de Janeiro. O fato se repetiu contra o Vitória e deve acontecer o mesmo antes do clássico com o Vasco, domingo, no Maracanã, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.