Total de visualizações de página

Botafogo vive a expectativa do julgamento de Sheik nesta segunda

Sheik será julgado por dizer que CBF "é uma vergonha". Ramírez e Julio Cesar também estão na mira do STJD e preocupam Mancini para a montagem da equipe

Por Rio de Janeiro

VÍDEO



A derrota por 2 a 0 para o Grêmio no Maracanã
, combinada a outros resultados da rodada, deixou o Botafogo a apenas um ponto da zona de rebaixamento. A equipe se prepara para voltar à Copa do Brasil – contra o Santos, na quarta –, mas o trabalho a ser feito por Vagner Mancini para recuperar a equipe no Brasileirão vai depender diretamente do que acontecerá no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Nesta segunda-feira Emerson Sheik será julgado por três incidentes ocorridos na derrota por 3 a 2 para o Bahia. O principal deles foi o de ter ido ao encontro de uma câmera de televisão para dizer que A CBF “é uma vergonha”. A pena máxima é de 18 partidas de suspensão.

Emerson foi denunciado por ofender a honra de alguém por fato relacionado ao desporto e agir de forma contrária à ética desportiva, segundo consta no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Sheik também vai responder por jogada violenta, no lance que causou sua expulsão. O atacante vai comparecer ao STJD, no Rio de Janeiro, em sessão que tem início previsto para 17h (há outros julgamentos na pauta).

Emerson, Botafogo X Bahia (Foto: Getty Images)

Emerson desabafa contra a CBF e pode pegar gancho no julgamento desta segunda-feira (Foto: Getty Images)

Sheik não é o único problema do Bota

Como se não bastasse ter um de seus principais jogadores sob risco de suspensão, o Botafogo terá outros dois titulares na mira dos auditores. O meia Ramírez vai responder por agressão (quatro a 12 jogos de suspensão), e o lateral-esquerdo Julio Cesar foi denunciado por agir de forma contrária à ética desportiva. Ambos também foram expulsos na derrota para o Bahia.

Vagner Mancini sabe que corre o risco de sofrer com uma nova onda de desfalques poucos dias depois de contar com novas possibilidades até para o banco de reservas. No entanto, se diz confiante em ter Emerson, Ramírez e Julio Cesar à disposição após a sessão do STJD.

- Sinceramente, não acredito que ele pegue 18 jogos de suspensão. Não fez nada demais para isso. Há pouco tempo, o tribunal puniu o Petros (do Corinthians, por agredir o árbitro Raphael Claus, durante clássico contra o Santos) por seis meses e depois reduziu para três jogos. Acredito que eles terão sensibilidade para entender o momento. Não sou advogado, mas acredito que vão entender o peso emocional. O Emerson falou o que todo o Brasil fala. Ele sabe que falou a coisa errada na hora errada ou a coisa certa na hora errada, depende do ângulo que você enxergar. Ele vai ao tribunal falar, dar o seu depoimento, e isso também vai ajudar.