Total de visualizações de página

Barcos brilha contra o Botafogo, e Grêmio segue na cola do G-4: 2 a 0

Acostumado a fazer gols no Alvinegro, atacante aumenta para nove jogos a série invicta dos gaúchos. Jefferson se destaca, mas não impede derrota

Por Rio de Janeiro
  • corpo fechado
    Grohe
    O goleiro do Grêmio completou um mês sem sofrer um gol sequer. Já são oito partidas sem buscar a bola no fundo das redes (ou 765 minutos).

  • santo de casa
    Jefferson
    Titular da Seleção, o goleiro não evitou a derrota, mas as suas grandes defesas impediram que o Alvinegro deixasse o Maracanã com uma goleada.

  • carrasco pirata
    Barcos
    Se Barcos enfrenta o Botafogo, são grandes as chances de seu time. Desde a época de Palmeiras, ele costuma não perdoar: oito gols em sete jogos.
Enfrentar o Botafogo é especial para Barcos. E não foi diferente na tarde deste domingo. Acostumado a fazer gols no Alvinegro, o atacante deixou sua marca duas vezes e comandou a vitória do Grêmio por 2 a 0 no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nem mesmo a atuação inspirada de Jefferson parou o camisa 9 tricolor. A equipe do técnico Luiz Felipe Scolari chegou ao nono jogo de invencibilidade e viu o goleiro Marcelo Grohe aumentar para 765 minutos o seu período sem sofrer gols: mais de oito partidas – a última vez que teve a meta vazada foi na derrota para o Santos, dia 28 de agosto, pela Copa do Brasil.


O goleiro do Botafogo e da seleção brasileira terminou o jogo com oito defesas, sendo quatro delas consideradas difíceis. Mas nem isso foi suficiente para vencer o duelo com Barcos. O argentino marcou duas vezes na etapa final e ainda cabeçeou uma bola no travessão. No primeiro gol, aproveitou grande jogada de Dudu e Zé Roberto pela esquerda. No segundo, recebeu passe de Fellipe Bastos após rebatida errada de Gabriel, que ainda não saiu a tempo e deu condições ao Pirata. Já são oito gols em sete jogos contra o Botafogo desde que chegou ao futebol brasileiro em 2012.


barcos botafogo x gremio  (Foto: Alexandre Cassiano/O Globo)

Barcos comemora gol contra uma de suas vítimas favoritas: o Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano/O Globo)

Com a vitória, o Grêmio segue na cola do G-4 – só não entrou na zona da Libertadores por causa da vitória do Atlético-MG sobre o Vitória. Tem 43 pontos e ocupa a quinta posição. O Botafogo, com 26, está em 16º lugar e pode terminar a rodada na zona do rebaixamento. O Alvinegro volta a campo na quarta-feira para enfrentar o Santos, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, pela primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil. Pelo Brasileirão, o próximo adversário será o Vitória, sábado, às 16h20 (de Brasília), no Barradão. No mesmo dia e horário, o Tricolor Gaúcho encara o São Paulo, em Porto Alegre.


Milagres de Jefferson, eficiência de Barcos

O primeiro tempo pode ser resumido em poucas palavras: domínio do Grêmio, grandes defesas de Jefferson. Foram seis no total, sendo três difíceis. Na principal delas, o goleiro alvinegro salvou com o pé um chute à queima-roupa de Barcos. Com mais posse de bola (terminou a etapa inicial com 67% a 33%), o time gaúcho esteve sempre mais perto do primeiro gol. Mas, além de Jefferson, esbarrava também nos erros de finalização. Ramiro perdeu duas boas chances. O Botafogo tinha espaços para contra-atacar, mas não os aproveitava. Com erros seguidos, Zeballos era o mais perseguido pela torcida.

A opinião da torcida parecia ser a mesma do técnico Vagner Mancini, que trocou Zeballos por Wallyson no intervalo. Em cinco minutos, o Botafogo conseguiu levar mais perigo ao gol do Grêmio do que durante todo o primeiro tempo. Foram duas boas chances. Na principal delas, Ramirez lançou Emerson de letra, e o atacante emendou um lindo voleio. No melhor estilo Jefferson, Marcelo Grohe fez grande defesa. Mas o bom momento alvinegro durou pouco. Depois de tanto insistir, o Grêmio abriu o placar em grande jogada pela esquerda. Zé Roberto cruzou rasteiro, e Barcos teve apenas o trabalho de empurrar para a rede.

Mancini foi para o ataque com Carlos Alberto no lugar de Dankler. Felipão respondeu e colocou Alan Ruiz na vaga de Luan. Mas o jogo pouco mudou. Rogério ainda teve tempo de perder uma boa chance antes de Barcos ampliar o marcador. Sempre oportunista, o atacante recebeu de Fellipe Bastos na área e teve tranquilidade para dominar e chutar sem chances para o goleiro da Seleção. Mais uma vez, Barcos mostrou que gosta de enfrentar o Botafogo. Pior para Jefferson, melhor para o Grêmio.