Total de visualizações de página

Emerson e Julio Cesar pegam quatro jogos de suspensão por ofensas

Clube irá recorrer e pedir efeito suspensivo para que dupla possa seguir atuando até novo julgamento. Ramírez, também expulso contra o Bahia, está livre para atuar

Por - Rio de Janeiro

Emerson Sheik e Julio César Botafogo julgamento STJD (Foto: Gustavo Rotstein)Emerson Sheik e Julio Cesar foram julgados pelo STJD (Foto: Gustavo Rotstein)

Em julgamento que durou mais de 1h30 no STJD, nesta segunda-feira, o atacante Emerson Sheik, do Botafogo, pegou suspensão de quatro jogos (pena mínima) por ofensas ao árbitro Igor Junio Benevenuto durante derrota por 3 a 2 do Alvinegro para o Bahia, no último dia 17, no Maracanã, pelo Brasileirão. Por outro lado, o jogador acabou absolvido das críticas que fez à CBF, quando se dirigiu a uma câmera para falar que a entidade era "uma vergonha".

- Embora houvesse uma enorme confiança, era ponto de interrogação tentar imaginar o que iria acontecer. Respeito a decisão do tribunal, mas o atleta não gosta de ficar fora. Comigo não é diferente. Quero participar, ajudar o Botafogo, principalmente agora que (o time) está passando por um momento difícil na competição. Então, respeito a decisão, mas saio triste porque quero jogar - afirmou Sheik, após o julgamento.

Quando cheguei aqui, vi um monte de engravatados querendo me enforcar. Mas me surpreenderam porque conseguiram dar um passo à frente, principalmente em relação ao futebol, preservando a democracia".
Emerson Sheik

Outros dois botafoguenses estiveram no banco dos réus nesta segunda. Julio Cesar também pegou quatro jogos por ofensas à arbitragem na mesma partida. Já Ramírez, outro expulso no jogo com o Tricolor baiano, foi punido com uma partida de suspensão. Mas como já cumpriu a automática, está liberado para jogar. Sheik e Julio já cumpriram um jogo, cada, então são desfalques contra Vitória, Palmeiras e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. Como a pena não é válida para a Copa do Brasil, a dupla está disponível para enfrentar o Santos, nesta quarta-feira.

O Botafogo anunciou que vai recorrer da decisão nesta terça-feira. O Departamento Jurídico alvinegro irá entrar também com um pedido de efeito suspensivo para que Sheik e Julio Cesar possam seguir atuando até o novo julgamento.

Emerson foi denunciado por infringir os artigos 243-F (Ofensa à arbitragem), 254 (Jogada violenta), e 258 (Atitude reiterada de afronta e reclamação contra instituições e autoridades com claro intuito intimidatório e desrespeitoso através da mídia) do CBJD - Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Sobre o primeiro caso, o árbitro do jogo, Igor Junio Benevenuto, relatou na súmula que advertiu Sheik quando o jogador teria disparado: "Apita essa p...!". Acrescentou ainda que, após a expulsão, ouviu o seguinte do atleta: "Safado, sem vergonha, você é um m..., vagabundo, não apita nada!". Benevenuto justificou que o vermelho foi originado por "chute (de Sheik) na altura da coxa direita de seu adversário de número 8 (Uelliton)". A frase "CBF, você é uma vergonha" (relembre em vídeo abaixo), proferida diante das câmeras do Premiere, enquadrou-se no artigo 258.


VER VÍDEO AQUI
 
Confira entrevista concedida por Sheik após o julgamento:

Temia que sofresse uma punição exemplar?
- Acho que a bancada hoje deu um espetáculo, preservando a democracia. Não sou um cara muito emotivo, mas ouvi cada palavra, cada frase em relação ao desabafo, a manifestação e a tudo que vocês (jornalistas) criaram em torno disso, quase me prejudicando. Sou muito sincero. Realmente quando cheguei aqui, vi um monte de caras engravatados querendo me enforcar. Mas eles me surpreenderam porque conseguiram dar um passo à frente, principalmente em relação ao futebol, preservando a democracia e o direito de cada um falar o que quer.

Gostaria de participar da reunião proposta pela CBF entre capitães e árbitros?
- Acho que a CBF mais uma vez está agindo equivocadamente em relação a isso. Porque o ideal seria não só a presença dos capitães, mas que todos pudessem participar, já que quando tem um jogo de futebol não são só os capitães que jogam. Acho que quem quer fazer algo para melhorar a arbitragem deveria disponibilizar profissionais qualificados para ir aos clubes para detalhar aos atletas, e não só os capitães, um plano para que a competição até o fim do ano não... não posso falar besteira, estou aqui dentro ainda (risos).

Vai continuar falando o que pensa?
- Muitos de vocês pensam que atletas são ignorantes. Não são. Eu ouvi muito bem, fui muito atencioso a cada frase usada por eles. Vamos escolher a maneira e o lugar certo de falar. Atletas deveriam aproveitar esse momento, que não é normal, para se unirem. Nós precisamos participar de tudo isso sem medo. Eu talvez não tenha escolhido o melhor lugar, mas essa bancada teve sensibilidade para entender isso. Devemos participar dessa discussão, porque se não fossem os atletas não existiria o futebol.

Espera jogar no sábado?
- Acabei de sair do julgamento e a cabeça está a milhão. Agora vamos ter uma reunião no clube, ouvir o pessoal e ver os próximos passos. Naturalmente que tenho vontade de jogar, gosto de jogar, ainda mais a situação em que o Botafogo se encontra. Se perguntar minha opinião, minha resposta é que sim.