Total de visualizações de página

Expulsão não é caso isolado: Sheik perdeu 5 jogos por suspensão no Bota

Desde sua chegada ao Alvinegro, Emerson deixou de disputar mais de um terço dos jogos possíveis por conta de cartões recebidos e lesões

Por Rio de Janeiro

Ser expulso contra o Bahia pode até ter sido o primeiro cartão vermelho de Emerson neste Campeonato Brasileiro, mas representará a sexta suspensão do atacante pelo Botafogo. E evidencia a necessidade de mudar o comportamento. Afinal, em um universo de 23 jogos da equipe desde a sua chegada, Sheik ficou fora de cinco por suspensão e de três por questões médicas, ou seja, 34,8%, entre Brasileirão e Copa do Brasil. Um prejuízo a uma equipe que tenta escapar da zona do rebaixamento do nacional e que luta por vaga na semifinal do torneio de mata-mata.

Emerson Sheik é o vice-artilheiro da equipe de Vagner Mancini na temporada - tem seis gols -, o que comprova a sua importância. É dele a maior esperança de mudar um quadro delicado. E isto ocorre desde a sua apresentação, em 17 de abril, após ter sido contratado do Corinthians, em um contexto de recente eliminação na Libertadores e no Carioca.

Foram sete amarelos no Brasileirão: contra Grêmio, Vitória, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Atlético-PR e Santos. Pelo terceiro cartão, não enfrentou Corinthians (contra o qual já não poderia atuar por estar emprestado pelo clube paulista) e Fluminense. Perdeu outros três compromissos por gancho do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Não encarou Figueirense e Chapecoense, pois foi condenado pela entrada violenta em Henrique, do Cruzeiro. Ficou fora ainda do confronto com o Coritiba por ter se envolvido em confusão no jogo contra o Grêmio. Na Copa do Brasil, em dois jogos contra o Ceará, levou apenas um amarelo.

Sheik, porém, acredita que tenham sido justos apenas "alguns" desses cartões. E que o fato de ocorrer tanto com ele vem de uma "implicância" da arbitragem com determinados atletas dentro do futebol brasileiro.
Emerson jogo Flamengo x Botafogo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Emerson dá carrinho em partida pelo Botafogo: atacante perdeu um terço de jogos da equipe no ano (André Durão / Globoesporte.com)
- Alguns desses cartões eu certamente mereci. Por outro lado, sem querer ser diferente de ninguém, sou um atleta que dá trabalho. Quando entro em campo, dou meu melhor e quero sempre vencer. E nossa arbitragem não está preparada. Alguns desses cartões eu mereci, mas a arbitragem já vem com o pensamento diferente para alguns atletas dentro do futebol nacional. Atletas que se destacam de alguma maneira, com perfil aguerrido, agressivo. A arbitragem às vezes individualiza alguns atletas, e isso é prejudicial para a partida e para a carreira deles - disse.
Além disso, Emerson desfalcou o Botafogo em outras três oportunidades por questões médicas. Foi ausência contra São Paulo e Internacional, ambos no segundo turno, por causa de uma inflamação nas amígdalas. Mas a lista de ausências de Emerson corre o risco de ser ainda mais extensa. Isso porque o STJD denunciou o atacante pelos eventos ocorridos na partida contra o Bahia. Assim, ele corre o risco de ser suspenso por 18 partidas. Sheik vai responder por ofensa à arbitragem, atitude reiterada de afronta e reclamação contra instituições e autoridades com claro intuito intimidatório e desrespeitoso através da mídia, além de jogada violenta.
Raio X dos jogos de Emerson pelo Botafogo
27/04 - Botafogo 2 x 2 Internacional - 1 gol
04/05 - Bahia 1 x 0 Botafogo
10/05 - Botafogo 6 x 0 Criciúma - 2 gols
14/05 - Goiás 2 x 0 Botafogo
21/05 - Grêmio 2 x 1 Botafogo - cartão amarelo
25/05 - Botafogo 1 x 1 Vitória - 1 gol e cartão amarelo
28/05 - Palmeiras 0 x 2 Botafogo - cartão amarelo
16/07 - Sport 1 x 0 Botafogo
27/07 - Flamengo 1 x 0 Botafogo - cartão amarelo
02/08 - Botafogo 1 x 1 Cruzeiro - cartão amarelo
10/08 - Atlético-PR 2 x 0 Botafogo - cartão amarelo
27/08 - Botafogo 2 x 1 Ceará
31/08 - Botafogo 1 x 0 Santos - cartão amarelo
03/09 - Ceará 3 x 4 Botafogo - cartão amarelo
17/09 - Botafogo 2 x 3 Bahia - 2 gols e cartão vermelho