Total de visualizações de página

Após polêmica, Botafogo deixa Fla para trás e conquista nacional de remo

Alvinegro cancela inscrição em duas provas para atrapalhar rival e leva o bi brasileiro. Flamenguistas reclamam, mas diretor do Botafogo afirma: "São práticas normais"

Por São Paulo

O Campeonato Brasileiro de Remo, disputado em São Paulo, terminou com muita polêmica neste domingo. O Botafogo conquistou o título vencendo oito das vinte provas disputadas, seguido pelo Grêmio Náutico União de Porto Alegre e pelo Flamengo. Na quarta-feira, os botafoguenses cancelaram a inscrição em duas provas nas quais o Flamengo era favorito, com a participação de Fabiana Beltrame, impedindo a realização das disputas por conta do número baixo de participantes. Com o título, o diretor técnico do alvinegro, Marcelo Murad, não se arrepende da estratégia:


- Prefiro nem comentar muito, mas são coisas que acontecem. Primeiro, vencemos oito provas e o Flamengo, só quatro. Se eles vencessem as duas provas canceladas, não chegariam em nós. Mas é bom lembrar que o Flamengo está cansado de fazer isso, são práticas normais. Acho que houve um exagero na reclamação deles. Mas nós trabalhamos fortes, e o resultado foi merecido - disse o técnico botafoguense.

Premiação Brasileiro de remo (Foto: Guilherme Costa)

Técnicos botafoguenses comemoram título, enquanto Marcelo olha com cara de "poucos amigos" (Foto: Guilherme Costa)

Segundo o regulamento, nenhuma prova poderia ser realizada com menos de três embarcações. As disputas femininas do skiff duplo peso leve e do skiff duplo aberto tinham apenas três clubes inscritos, entre eles Flamengo e Botafogo. O alvinegro cancelou, no dia do congresso técnico, a participação nas duas competições que o Flamengo era favorito. Assim, o rubro-negro perdeu duas grandes chances de vitória. Para o coordenador técnico flamenguista, quem saiu perdendo foi o remo brasileiro:

- Faz parte, é o regulamento, não tem o que falar. Saio decepcionado pelo remo, pelo desenvolvimento do esporte. Na semana que vem tem o Campeonato Brasileiro Júnior, e eu não vou tirar meu barco da prova, mesmo sabendo que o Botafogo é favorito. Isso sim é um exemplo. E não venha ele me dizer que o Flamengo já fez isso, por que a gente não fez - disse o treinador.

Fabiana Beltrame (Foto: Guilherme Costa)Fabiana comemora as três medalhas
(Foto: Guilherme Costa)

As duas provas canceladas pela organização contavam com a participação da principal atleta do país na atualidade, a flamenguista Fabiana Beltrame. Ainda assim, a campeã mundial de 2011 saiu com três medalhas do Brasileiro. E decepcionada:

- Fiquei triste pela Isabelle Falck, que veio para São Paulo só para remar essas duas provas comigo e não competiu. Foi frustrante para ela. Foi triste tudo isso que aconteceu, mas bola para frente - disse Fabiana, que conquistou a medalha de ouro no Skiff simples peso leve e no Dois Sem, além da prata no skiff aberto.
Toda essa polêmica fez a Confederação Brasileira de Remo (CBRemo) pensar em mudar o regulamento para as próximas competições. Vice-presidente da entidade, Marcellus Marcilis afirma que tudo que o Botafogo fez foi dentro do regulamento:
- Eles têm o direito de não competir, não tem o que fazer. Mas vamos propor a discussão na próxima assembleia e as federações e clubes vão decidir como será o regulamento ano que vem - disse o dirigente.
A próxima competição entre as duas equipes é a última etapa do Campeonato Estadual de remo, no dia 19 de agosto.
Botafogo campeão remo (Foto: Guilherme Costa)

Quarteto botafoguense comemora vitória em uma das provas do Brasileiro (Foto: Guilherme Costa)