Total de visualizações de página


Arnaldo critica técnicos, dirigentes e jogadores e diz: "Juiz não é inimigo"

Comentarista afirma que arbitragem é usada como bode expiatório por todos os demais personagens numa partida de futebol e critica escala por sorteio

Por São Paulo

 

Começa rodada, acaba rodada, a arbitragem é sempre um capítulo à parte no futebol brasileiro. Muitas vezes o principal capítulo em meio a gols, vitórias, derrotas e espetáculo. O ex-árbitro e comentarista Arnaldo Cezar Coelho admitiu os problemas, mas pediu compreensão dos demais protagonistas dos jogos. Arnaldo ainda criticou o fato de a escolha dos árbitros para os jogos ser feita através de sorteios (assista ao vídeo).

- É o único país do mundo que tem sorteio para ver quem é escalado. É igual ter sorteio para ver quem vai jogar no ataque do Atlético-MG. O diretor de árbitro não tem poder de escalar. Por que não valorizar? Por que só procurar o buraco do queijo? (...) Alguém tem que chegar no presidente da CBF e dizer que o material humano que tem é esse. Vocês sabiam que a CBF mandou um ofício para todos os clubes das Séries A, B, C e D, 100 clubes, dizendo que tinham instrutores para irem de graça aos clubes darem palestras? Sabe quantos clubes responderam? Nenhum. Os clubes não têm interesse nenhum - afirmou o comentarista.
Arnaldo Cezar Coelho no Bem, Amigos (Foto: Marcos Guerra)
Arnaldo pede melhor comportamento de atletas,
técnicos e dirigentes (Foto: Marcos Guerra)

Arnaldo Cezar Coelho criticou o meia Souza, do São Paulo, pela forma como reclamou com o árbitro Luiz Flávio de Oliveira, após o clássico com o Corinthians, no domingo. O comentarista ainda citou o técnico Marcelo Oliveira, do Cruzeiro, pelo comportamento com o árbitro Marcelo de Lima Henrique, no duelo com o Atlético-MG.
- Está tendo problema de arbitragem, mas vamos valorizar as vitórias, o espetáculo, vamos tirar o peso das costas dos árbitros, porque quanto mais a gente falar mais a bruxa vai ficar solta, mais o pessoal vai usar a arbitragem como bode expiatório, quando na verdade tem que valorizar um grande gol. Os jogadores têm que se unir e não olhar o arbitro como um adversário. Está difícil de apitar. O juiz marca um pênalti e sabe quem corre primeiro nele? O time que é beneficiado com pênalti para pedir cartão amarelo ou vermelho - concluiu Arnaldo.
A CBF comunicou que seu site oficial terá um canal de exposição e debate sobre alguns dos principais pontos falhos da arbitragem - a começar por dúvidas sobre bola na mão.