Total de visualizações de página

Botafogo retira-se estrategicamente de prova e revolta Beltrame: "Vergonha"

Atleta do Flamengo se diz "desiludida" com decisão do rival no Brasileiro, mas vice-presidente da Confederação afirma que ação é comum e está dentro das regras

Por Rio de Janeiro
GRAVAÇÃO  2 ANOS PARA OLIMPIADAS remo fabiana Beltrame (Foto: André Durão )Fabiana Beltrame não vai poder competir na categoria Double Skiff peso leve (Foto: André Durão)


Com o Campeonato Brasileiro de Remo 2014 prestes a ter início na USP (Universidade de São Paulo), uma das principais atletas inscritas na competição, Fabiana Beltrame, surpreendeu com um desabafo. Em seu perfil em uma rede social, a campeã mundial em 2011 usou o termo "vergonha" para reclamar de uma atitude tomada pelo Botafogo, principal adversário de seu clube, o Flamengo, na disputa pelo título.
Após lista prévia de competidores, a definitiva só foi divulgada após congresso técnico nesta quarta-feira e, atual campeão nacional, o Alvinegro carioca retirou a inscrição em uma das provas mais fortes de Beltrame, a Double Skiff peso leve. Como a categoria contava com apenas três inscritos, a etapa não pode ser realizada, já que não há competição com dois barcos. Tudo realizado de forma estratégica, dentro das regras.
De acordo com o vice-presidente e diretor técnico da Confederação Brasileiro de Remo, Marcelus Silva, a medida é comum no esporte, adotada inclusive em competições recentes no Rio de Janeiro. Ele explica a estratégia: abdicar da participação para que a prova não valha pontos, em vez de ficar com um provável segundo lugar e ver o rival rubro-negro levar vantagem.
- A prova só é realizada com o mínimo de três inscrições. O Botafogo viu que tinham apenas três barcos (na categoria Double Skiff peso leve feminino), e como era uma prova praticamente perdida, retirou sua inscrição para que não valesse pontos. Os clubes visam o resultado final e existe a rivalidade. Isso é até comum, é uma disputa acirrada e acredito que houve alarde demais - resumiu.
O Botafogo esclareceu de forma oficial, através da assessoria de imprensa:
- As inscrições são confirmadas durante o Congresso Técnico que acontece antes de cada campeonato. Vários clubes retiraram inscrições de várias provas. É um procedimento normal.

Facebook Fabiana Beltrame (Foto: Reprodução / Facebook)
Fabiana Beltrame publicou foto e texto em sua página na internet (Foto: Reprodução / Facebook)


O Campeonato Brasileiro de Remo tem a participação de 32 clubes, associações e federações de nove estados e Brasília. Serão 220 embarcações competindo em 23 provas olímpicas (13 masculinas e 10 femininas) e quatro paralímpicas (duas masculinas, uma feminina e uma mista). Com 90 barcos, o Rio de Janeiro é o estado com mais representantes, seguidos por São Paulo (com 27) e Espírito Santo (22). As finais serão disputadas nos dias 27 e 28, próximo fim de semana.
Confira a íntegra do texto publicado por Fabiana Beltrame:
"VERGONHA!!! É isto o que estou sentindo neste momento. Viemos para o Campeonato Brasileiro, com inscrições em todas as provas e quando chegamos aqui, pessoas que não se importam com o esporte, mas só querem ganhar a qualquer custo, retiraram várias inscrições de provas que não tinham vitória garantida. Enquanto nosso esporte estiver nas mãos dessas pessoas, nosso esporte nunca terá um resultado expressivo. Estou muito triste, frustrada, desiludida..."

* Por Thiago Benevenutte, estagiário, sob a supervisão de Eduardo Orgler