Total de visualizações de página

Denúncia de irregularidade em antidoping pega Airton de surpresa

Volante do Botafogo confirma ter ido ido ao vestiário antes de realizar o exame, mas apenas porque o sorteio ainda não tinha sido realizado

Por Rio de Janeiro
Airton no STJD (Foto: Fred Huber)Airton (à direita) foi pego de surpresa com denúncia (Foto: Fred Huber)

O volante Airton terá de voltar ao banco dos réus depois que a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) o denunciou sob a acusação de não ter cumprido a regra de controle antidoping na partida contra o São Paulo, dia 10 de setembro, em Brasília. O jogador disse que foi pego de surpresa com a notícia, mas confirmou a ida ao vestiário antes de realizar a coleta de urina para o exame, o que não é permitido.

Airton, no entanto, disse que avisou ao funcionário do controle de dopagem que iria ao vestiário aguardar o sorteio.

- Acabei sendo expulso aos dois minutos, se não me engano (o lance foi aos três minutos do segundo tempo). Aí, o rapaz do doping me parou e disse que eu tinha que ficar na sala do doping. Perguntei se eu já tinha sido sorteado, e ele afirmou que não, que só seria feito aos 30 minutos. Disse que ficaria no vestiário e, se eu estivesse entre os sorteados, para ele me chamar. Quando acabou, ele me chamou e fui fazer o exame, como sempre faço. A denúncia me pegou de surpresa, pois falaram que me recusei a fazer o exame. Negativo. Fiz normalmente e estou tranquilo - disse.
A denúncia me pegou de surpresa, pois falaram que me recusei a fazer o exame. Negativo. Fiz normalmente e estou tranquilo"
Airton
 De acordo com o regulamento da Fifa, a punição para este tipo de violação, caso ele seja condenado, é de dois anos de suspensão, o mesmo período previsto para os casos positivos de doping. Airton será julgado na próxima quarta-feira pela Terceira Comissão Disciplinar do STJD e vai responder pelo artigo 9 do Regulamento Antidoping da Fifa: “Recusa ou falta, sem justificativa válida, a submeter-se à coleta de amostra após notificação conforme as regras antidoping vigentes, ou caso contrário, evasão do local coleta de amostra, que também constitui em violação da lei antidoping.”

Um caso semelhante ocorreu em 2012, quando Juninho Pernambucano, então no Vasco, foi acusado de não fazer o procedimento correto na coleta de exame antidoping. Na ocasião, o jogador foi apenas advertido pelo STJD, e o Vasco levou uma multa de R$ 3 mil.

Airton comentou também sobre a fama de violento que o persegue desde o início da carreira. O volante, no entanto, lembrou que costuma ter a admiração dos seus técnicos, assim como os que teve no Botafogo, Eduardo Húngaro e Vagner Mancini.

- Eu, infelizmente, estou rotulado como jogador agressivo, mas já fazia dois anos que não era julgado. Perdi a cabeça contra o São Paulo. Depois, conversei com o Mancini e disse que tinha errado. Os técnicos aqui sempre me deram apoio e eu fico feliz de poder ajudar a equipe.

O volante ainda será julgado pela expulsão contra o São Paulo, já que a Procuradoria não ficou satisfeita com os dois jogos de suspensão e entrou com recurso.